"JUBs 2019 foram um sucesso", avalia presidente da CBDU

Publicado em 27/10/2019 - 19:09 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Salvador - Bahia

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) chegaram hoje (27) ao seu último dia. Foram 2,5 mil pessoas, entre atletas e equipe técnica, que desembarcaram em Salvador (BA) para disputar 13 modalidades. Foi o retorno do evento à Bahia depois de 51 anos. Na avaliação do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, os jogos foram um sucesso.

“Nós alcançamos sim o nosso objetivo de reestabelecer o esporte universitário na Bahia, trazer o JUBs para cá e desenvolvermos a competição. Ela foi tecnicamente muito boa, superou as nossas expectativas”, disse Luciano à Agência Brasil. Para ele, outro ponto importante foi ajudar no desenvolvimento do esporte na Bahia.

“A gente sabe que a fase final dos JUBs impulsiona muito o esporte universitário. Quando os JUBs passam por uma cidade, é natural que nos anos que se seguem o esporte universitário comece a crescer. A gente tinha essa necessidade com relação à Bahia.”

Luciano conversou com a reportagem no lobby do hotel onde grande parte das delegações está hospedada. É lá também que foi montado o Boulevard dos Atletas, um espaço de convivência para promover a integração entre universitários de todo o país. No local, shows e jogos como tênis de mesa, totó e futmesa entretinham os jovens atletas em períodos de descanso. Segundo ele, a ideia é investir mais nesse espaço nas próximas edições.

“Para que o atleta não fique ocioso na cidade buscando diversão, a gente acaba acolhendo aqui dentro. Não é permitido bebida alcoólica no boulevard, tem um controle. Eles vão se divertir, mas dentro da nossa margem de segurança, de controle. Então, a cada ano a gente investe mais para que eles se interessem mais por esse espaço.”

Na avaliação do presidente da CBDU, os JUBs chegaram ao seu ápice de crescimento. A reunião de milhares de atletas, somando toda a equipe da CBDU envolvida nos jogos, traz uma mobilização muito grande, inviável para muitas cidades do país. O impacto na rede hoteleira, que já chegou disponibilizar 6 mil leitos em uma das últimas edições, além da existência de instalações esportivas, como ginásios e piscinas adequadas, deve ser considerado.

“Tem capitais que já não conseguem suportar isso. Quando você cresce muito o Jubs fase final você cria dificuldades para executar. O que a gente tem feito é aumentar o calendário da CBDU. As modalidades que a gente não consegue inserir no JUBs, a gente vai inserindo no JUBs Modalidades. Temos de futebol de campo, de Rugby, JUBs Raquetes e a edição de Lutas”, conta.

Mas uma das modalidades que conquistou seu espaço foi o cheerleading. A modalidade estreou nos JUBs este ano e foi considerada um sucesso. Tanto é que veio para ficar. “Foi uma surpresa. Existia uma discussão se [a modalidade] de fato existia no Brasil, se teríamos equipes participantes, e foi um grande sucesso. Não só em relação às equipes, mas das pessoas que quiseram assistir. Foi uma modalidade que colocamos como teste, mas que garantiu seu espaço no programa em definitivo”.

*O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)

Edição: Bruna Saniele

Últimas notícias