Com vitória, Ceni iguala retrospecto pelo Fortaleza em clássicos

Em Arena Castelão vazia, técnico chega a quarto triunfo sobre Ceará

Publicado em 16/07/2020 - 12:43 Por Lincoln Chaves - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional - São Paulo

Quase dois anos e meio após dirigir o Fortaleza pela primeira vez no Clássico-Rei, Rogério Ceni, enfim, não está mais em desvantagem nos duelos com o Ceará. A vitória da última quarta-feira (15), por 2 a 1, na Arena Castelão, pelo Campeonato Cearense, foi a quarta do técnico sobre o maior rival do Leão, após 12 confrontos. A equipe alvinegra venceu o ex-goleiro em outras quatro partidas, com mais quatro empates.

O primeiro embate entre Ceni e Ceará foi em 18 de fevereiro de 2018. O Vozão levou a melhor: 2 a 0, pelo Campeonato Cearense. A primeira vitória do técnico no clássico só veio no ano passado, em 14 de abril, também por 2 a 0, pelo Estadual. De lá para cá, o time comandado pelo ídolo do São Paulo passou a dominar o duelo, ganhando mais três vezes e perdendo apenas uma (veja abaixo a relação completa de jogos).

No confronto da última quarta, Wellington Paulista e Yuri César balançaram as redes para o Fortaleza, enquanto Bergson descontou para o Ceará. Com seus quase 64 mil lugares vazios, uma exigência sanitária devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Arena Castelão, tão acostumada a pulsar no Clássico-Rei, limitou-se a gritos nos bancos de reservas e nas cadeiras ocupadas por jogadores nas arquibancadas.

“Acho louvável a atitude dos atletas que saíram e foram para a arquibancada se postando como torcedores, ajudando e incentivando. Eles sabem muito do automatismo que têm o time, o que tem que fazer. No estádio vazio, a voz ecoa e a gente fica mais rouco. A ajuda de quem está fora é fundamental. Isso é uma atitude de companheirismo”, declarou Ceni, em entrevista coletiva, após a partida.

O resultado garantiu ao Fortaleza a liderança da segunda fase do Cearense, com 18 pontos, quatro diante do próprio Ceará, que encerrou a disputa em segundo. O Tricolor do Pici aguarda os jogos desta quinta-feira (16) para saber se enfrenta Guarany de Sobral ou Atlético-CE na semifinal. O Vozão, que teve derrubada uma invencibilidade de 16 jogos, terá pela frente o Ferroviário, que ficou no 0 a 0 com o Caucaia, também na quarta, e perdeu a chance de concluir a fase na vice-liderança.

As semifinais serão no fim de semana, em data e horário ainda não divulgados pela Federação Cearense de Futebol. Com as melhores campanhas, Fortaleza e Ceará têm a vantagem do empate.

Confrontos entre Ceni (pelo Fortaleza) e Ceará

18/02/18 - Fortaleza 0x2 Ceará (Campeonato Cearense)

04/03/18 - Fortaleza 1x1 Ceará (Campeonato Cearense)

04/04/18 - Ceará 2x1 Fortaleza (Campeonato Cearense)

08/04/18 - Fortaleza 1x2 Ceará (Campeonato Cearense)

10/03/19 - Fortaleza 0x0 Ceará (Campeonato Cearense)

17/03/19 - Ceará 1x1 Fortaleza (Copa do Nordeste)

14/04/19 - Fortaleza 2x0 Ceará (Campeonato Cearense)

21/04/19 - Ceará 0x1 Fortaleza (Campeonato Cearense)

03/08/19 - Ceará 2x1 Fortaleza (Campeonato Brasileiro)

10/11/19 - Fortaleza 1x0 Ceará (Campeonato Brasileiro)

02/01/20 - Fortaleza 1x1 Ceará (Copa do Nordeste)

15/07/20 - Ceará 1x2 Fortaleza (Campeonato Cearense)

Edição: Fábio Lisboa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
coronavirus, Sao Paulo
Saúde

Estudo mostra que 18% dos adultos da cidade de SP já foram infectados

Uma pesquisa mostrou que o número de pessoas infectadas na cidade de São Paulo pode ter chegado a 18% da população adulta - próximo ao número necessário para a imunidade de rebanho.

Geral

Gás pimenta causa intoxicação de três pessoas em SP

Gás foi introduzido no apartamento, por debaixo da porta, por um morador vizinho, descontente com reforma que estava sendo realizada. Vítimas foram levadas ao hospital.

Geral

Prefeitura de São Paulo reabre parcialmente Hospital Sorocabana

Depois de 10 anos fechado, reabertura não atende demanda do Comitê de Defesa do Hospital, já que cinco andares continuam fechados. Prefeitura prevê entrega de mais 22 leitos.

31/08/2019 - Jogos Parapanamericanos Lima 2019 - Golbol - Brasil x EUA - Feminino - Ouro para o Brasil . ( Credito: Douglas Magno / EXEMPLUS / CPB )
Esportes

Coluna - Cordel paralímpico

Auxiliar da seleção feminina de goalball, Jônatas Castro recorre a poema típico da cultura nordestina para apresentar detalhes da modalidade.

Rio de Janeiro - Desabamento de parte da recém-inaugurada ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, durante uma ressaca no mar de São Conrado, deixa mortos e feridos (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Justiça

Justiça condena réus por queda da ciclovia Tim Maia

A pena foi definida em três anos, 10 meses e 20 dias de detenção, e foi convertida em restrição de direitos, multa e prestação de serviços gratuitos à comunidade.

Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso participa da palestra Direito à Água promovida pela UniCEUB (José Cruz/Agência Brasil)
Justiça

Barroso fará convite para OEA acompanhar eleições municipais

Cabe ao ministro das Relações Exteriores formalizar o convite à OEA. Nas eleições de 2018, 30 especialistas de 17 nacionalidades participaram da missão.