Série D: com pênalti no fim do jogo, Goiânia vence Real Noroeste-ES
![Humberto Júnior/Goiânia EC/Direitos Reservados Goiânia comeora vitória por 1 a 0 sobre Real Noroeste_ES, em 28/11/2020](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Um gol de pênalti, nos minutos finais do segundo tempo, decretou a vitória por 1 a 0 do Goiânia-GO sobre o Real Noroeste-ES, neste sábado (28) à tarde. A partida no estádio Olímpico de Goiânia marcou o término da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro e foi transmitida ao vivo pela TV Brasil. As duas equipes seguem adiante para a fase mata-mata.
O Galo Carijó - que já entrou em campo classificado - garantiu o segundo lugar do Grupo 5 com os mesmos 28 pontos do líder Aparecidense-GO, ficando atrás do rival regional pelo saldo de gols. O Alvinegro terá a vantagem de realizar, em casa, a partida de volta do confronto pela segunda fase, contra o Atlético-BA.
Apesar da derrota, o Real Noroeste garantiu a quarta e última vaga da chave. O Merengue Capixaba concluiu a fase de grupos com os mesmos 19 pontos Águia Negra-MS, mas ficou na frente por ter oito gols a mais de saldo. No mata-mata, o clube de Águia Branca (ES) terá pela frente o Brasiliense-DF, que tem a melhor campanha da Série D.
Os 45 minutos iniciais foram de pouca movimentação ofensiva e muitos erros de passe pelo meio-campo. Na etapa final, o Galo Carijó acordou e dominou o Real Noroeste. Aos 27 e aos 33, o meia Kaio Wilker parou no travessão. Já aos 42, o meia Alisson Tadei foi derrubado na área. Ele próprio cobrou a penalidade e decidiu a vitória alvinegra.
Nos outros jogos pelo Grupo 5, a Aparecidense visitou o Operário de Várzea Grande-MT e goleou por 6 a 2, garantindo a ponta da chave. O Goianésia-GO - que estava classificado - foi superado pelo Vitória-ES por 1 a 0, fora de casa. Já o Águia Negra recebeu o União Rondonópolis-MT e venceu por 4 a 3 - insuficiente para alcançar o Real Noroeste na tabela.
Mata-mata definido
Mais cinco times asseguraram as últimas vagas à segunda fase neste sábado. Pelo Grupo 2, o Juventude Samas-MA virou para cima do Santos-AP e venceu por 2 a 1, assegurando o quarto lugar da chave. De nada adiantou a vitória do São Raimundo-RR - concorrente direto dos maranhenses - por 3 a 0 sobre o líder Altos-PI.
O Grupo 7 teve a classificação mais emocionante. O FC Cascavel-PR estava sendo eliminado até os 54 minutos do segundo tempo da partida contra a Cabofriense-RJ. Cobrando falta, o atacante Paulo Baya fez o gol da vitória dramática por 1 a 0, que garantiu à Serpente a quarta e última vaga. O triunfo por 1 a 0 da Portuguesa-RJ sobre o Toledo-PR acabou sendo insuficiente.
Classificados 💪🏻🐍
— Futebol Clube Cascavel (@fc_cascavel) November 28, 2020
Se liga na alegria de quem alcançou o primeiro objetivo no Campeonato Brasileiro da Série D 🏆🇧🇷
O foco agora é no mata-mata rumo ao acesso 🟡⚫ em Estádio Alair Corrêa https://t.co/S3MSJ8suQZ
No Grupo 8, cinco times iniciaram a rodada brigando por três vagas. O São Luiz-RS superou o Tubarão-SC por 3 a 0 e garantiu o segundo lugar. O terceiro posto ficou com o Caxias-RS, que goleou o São Caetano-SP por 6 a 0. O Marcílio Dias-SC arrebatou a quarta posição com a vitória por 1 a 0 sobre o Pelotas-RS, em confronto direto. O Joinville-SC não saiu do zero com o líder Novorizontino-SP e se despediu da Série D.
Com os resultados deste sábado (28), foram definidos os 12 confrontos do mata-mata que faltavam. Quatro deles já haviam sido confirmados ontem (27). Confira abaixo todos os duelos da segunda fase da Série D. As equipes à esquerda fazem a segunda partida em casa.
Segunda fase
Bragantino-PA x Juventude-MA
Fast Clube-AM x Moto Club-MA
River-PI x Galvez-AC
Altos-PI x Rio Branco-AC
América-RN x Coruripe-AL
Salgueiro-PE x Vitória da Conquista-BA
Itabaiana-SE x Floresta-CE
ABC-RN x Globo-RN
Aparecidense-GO x Tupynambás-MG
Goiânia-GO x Atlético-BA
Gama-DF x Goianésia-GO
Brasiliense-DF x Real Noroeste-ES
Ferroviária-SP x Marcílio Dias-SC
Mirassol-SP x Caxias-RS
São Luiz-RS x Cabofriense-RJ
Novorizontino-SP x FC Cascavel-PR
![LUSA/EPA/Ahmed Jallanzo/Proibida reprodução epa05102107 A Liberian boy sanitizes his hands in downtown Monrovia, Liberia, 14 January 2016. The biggest Ebola outbreak in history has ended after raging in West Africa for two years, the World Health Organization (WHO) declared 14 January 2016 in Geneva. The announcement by the UN health agency came 42 days after the last case was confirmed in Liberia, the final of three West African countries with active transmission of the virus. LUSA/EPA/Ahmed Jallanzo/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)