Santos quer antecipar término de contrato de Robinho

Com vínculo até fevereiro, atacante foi condenado por violência sexual

Publicado em 15/01/2021 - 15:37 Por Lincoln Chaves - Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional - Agência Brasil - São Paulo

No cargo desde o início do ano, o presidente do Santos, Andres Rueda, afirmou nesta sexta-feira (15), que o clube encerrará o contrato, atualmente suspenso, com o atacante Robinho. O jogador de 36 anos foi condenado pela justiça italiana, em primeira e segunda instância, por um crime de violência sexual ocorrido em janeiro de 2013.

"O contrato vence agora, em [28 de] fevereiro. Conversamos com ele, que sabe da nossa intenção de romper ou terminar essa relação profissional com o Santos. Isso está com nosso departamento jurídico para, nos próximos dias, chamar a advogada dele e encerrar essa questão", declarou Rueda, em entrevista coletiva online, exibida pela Santos TV.

Presidente do Santos revelou desejo de encerrar o contrato com Robinho, durante coletiva.
Presidente do Santos revelou desejo de encerrar o contrato com Robinho, durante coletiva. - Ivan Storti/ Santos FC/Direitos Reservados

Robinho foi contratado em outubro, na gestão do então presidente Orlando Rollo (substituto de José Carlos Peres, que sofreu impeachment), para iniciar o que seria a quarta passagem pelo Santos, onde foi bicampeão brasileiro (2002 e 2004) e paulista (2010 e 2015) e campeão da Copa do Brasil (2010). Na ocasião, o atacante estava condenado em primeira instância na Itália. Depois do protesto de torcedores nas redes sociais e de patrocinadores ameaçarem romper a ligação com o clube, Peixe e atleta decidiram suspender o vínculo.

O atacante teve a condenação em segunda instância definida em dezembro. A defesa informou que entrará com recurso na Corte de Cassação italiana, que é equivalente ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Brasil. Ele é acusado de abusar sexualmente, junto de outros homens, uma mulher de origem albanesa, em uma casa noturna de Milão. Robinho defendia o Milan (Itália) na época.

Pituca de saída

Rueda também anunciou que Diego Pituca deixará o Santos após a final da Libertadores. O atleta de 28 anos será negociado com o Kashima Antlers (Japão). Foi do meio-campista um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre o Boca Juniors (Argentina) na última quarta-feira (13), que classificou o Peixe para a decisão sul-americana contra o Palmeiras, no próximo dia 30, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Atacante abriu o caminho para a classificação na Libertadores, na última quarta-feira (13).
Atacante abriu o caminho para a classificação na Libertadores, na última quarta-feira (13). - Ivan Storti/ Santos FC/Direitos Reservados

"A proposta do time japonês para o Pituca é muito significativa para o jogador em matéria financeira. Negociamos com eles uma condição financeira que tinham colocado. O valor que estão pagando é por 50% dos direitos econômicos do Pituca", explicou o dirigente. "Não queríamos que ele deixasse o clube, mas chega um momento em que o atleta tem o direito de crescer na vida", completou.

O valor da nova oferta do Antlers por Pituca não foi revelada. A anterior, rejeitada em dezembro, era de US$ 1,6 milhões (R$ 8,2 milhões na cotação atual).

Edição: Carol Jardim

Últimas notícias