Covid-19: surto de casos em rival adia jogo do Flamengo na Champions

Principal torneio de clubes do basquete sul-americano retorna em março

Publicado em 06/02/2021 - 21:51 Por Lincoln Chaves - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional - São Paulo

Um surto do novo coronavírus (covid-19) no elenco do Instituto (Argentina) adiou a partida contra o Flamengo, que seria realizada na última sexta-feira (5), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, pelo Grupo D da Champions League das Américas, equivalente à Libertadores no basquete masculino. A Federação Internacional de Basquete (Fiba) informou que a suspensão da partida segue o protocolo definido para o torneio em meio à pandemia e a orientação dos responsáveis médicos da entidade. A nova data do jogo ainda será anunciada.

Flamengo e Instituto fariam o segundo jogo de ambos pelo primeiro turno da competição. Na última quarta-feira (3), o Rubro-Negro estreou com vitória sobre o Minas Tênis Clube por 79 a 69, em atuação destacada do ala Marquinhos e do armador Franco Balbi pelo time carioca. Na quinta-feira (4), os argentinos largaram com derrota de 100 a 85 para os mineiros, que contaram com grande atuação do ala-armador David Jackson, cestinha da noite com 24 pontos.

O Brasil tem outros dois representantes na Champions, além do Flamengo. O São Paulo lidera o Grupo B com duas vitórias em dois jogos, sobre o atual campeão Quimsa (Argentina) e o Universidad de Concepción (Chile). O Sesi Franca está em segundo no Grupo C, com um triunfo sobre o lanterna Obras Sanitarias (Argentina) e uma derrota para o líder San Lorenzo (Argentina).

O campeonato

Na primeira fase, os 12 participantes estão divididos em quatro grupos, com três equipes em cada. Os times jogam três vezes entre si, dentro das respectivas chaves. Cada turno será disputado em ginásios diferentes, sem presença de público e com acesso restrito de pessoas. No Grupo D, por exemplo, o primeiro turno foi realizado no Maracanãzinho. Os Grupos B e C tiveram como sede inicial o ginásio do Obras Sanitarias, em Buenos Aires (Argentina).

O segundo turno está marcado para o período de 4 a 9 de março, e o terceiro está programado para a janela de 24 a 29 do mesmo mês. A Fiba não divulgou os próximos ginásios a receberem partidas. O campeão de cada grupo vai à fase final, que será disputada entre 8 e 13 de abril, sem sede definida.

Edição: Fábio Lisboa

Últimas notícias