Tênis: Wimbledon não terá pontos por proibição a russos e belarussos
![Reuters/Andrew Couldridge/Direitos Reservados Logo de Wimbledon em cabo de raquete de tênis](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_reuters.jpg?itok=1pP189Lc)
O torneio de Wimbledon teve seus pontos retirados pela ATP e a WTA, nesta sexta-feira (20), depois da decisão de excluir tenistas da Rússia e de Belarus este ano por conta da invasão da Ucrânia pelo governo de Moscou.
As entidades que comandam o tênis masculino e feminino proibiram Rússia e Belarus de participarem de competições internacionais por equipes depois da invasão, que é chamada por Moscou de "operação especial", mas permitiram que atletas dos dois países continuem competindo de forma neutra.
Everything you need to know about this year's @rolandgarros‼️ 👇#RolandGarros
— ATP Tour (@atptour) May 19, 2022
"A capacidade de jogadores de qualquer nacionalidade de entrarem em torneios de acordo com mérito, e sem discriminação, é fundamental para nosso circuito", afirmou a ATP em nota. "A decisão de Wimbledon de banir jogadores russos e bielorrussos de competições no Reino Unido neste verão compromete esse princípio e a integridade do sistema de ranqueamento da ATP. Também é inconsistente com nosso acordo de rankings". "Se não houver mudança nas circunstâncias, lamentamos e relutamos, mas não vemos outra opção a não ser remover os pontos do ranking ATP do torneio de Wimbledon 2022".
A medida de remoção dos pontos do ranking transforma efetivamente o mais famoso torneio de tênis do planeta em um evento de exibição.
Reportagem adicional de Manasi Pathak,, em Bengaluru (Índia)
* É proibida a reprodução deste conteúdo.
![Divulgação/Inep INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Foto: Divulgação/INEP](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)