Defesa Civil do Rio testa sirenes de alerta em áreas de risco de favelas

Publicado em 15/01/2015 - 14:14 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Dez favelas do Complexo do Lins, na aona norte, participaram hoje (15) dos testes de acionamento de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme da prefeitura, como parte das iniciativas para prevenir situações de emergência em áreas de risco, em caso de deslizamentos de terra ou alagamentos, comuns na cidade nesta época do ano.

A Defesa Civil do município comandou os testes, que começaram às 11h30, quando uma ordem dada pelo Centro de Operações Rio acionou as sirenes. Os moradores acompanharam o acionamento simultâneo das sirenes, precedido de mensagens informando sobre a possibilidade de situações de risco e orientando-os a procurar locais seguros. O objetivo da operação foi avaliar a eficácia do sistema de acionamento remoto, a partir do Centro de Operações Rio, e mobilizar ção dos responsáveis pelo acionamento manual nas localidades, em caso de problemas com o acionamento remoto.

Segundo o superintendente Operacional da Defesa Civil, Rodrigo Bissoli, o objetivo é garantir a segurança da população e possibilitar mobilização e deslocamento em tempo hábil nesta época do ano, em que é comum a ocorrência de temporais. "O período de dezembro a março, que pode se estender até abril, dependendo das condições meteorológicas, é aquele em que temos que ter maior atenção, devido ao grande volume de chuvas”, afirmou.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias