Fortaleza e Caucaia têm dia D de vacinação intensificada contra sarampo

As duas cidades têm o maior número de casos da doença em investigação:

Publicado em 28/03/2015 - 10:40 Por Edwirges Nogueira - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Fortaleza

Estevão, 2, e Emanuel Castelo Branco, 4, são vacinados durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ceará intensifica vacinação contra sarampo(Marcelo Camargo/Agência Brasil

Hoje (28) é o dia D de intensificação de vacinação contra o sarampo nos municípios de Fortaleza e Caucaia, no Ceará. As duas cidades têm o maior número de casos da doença em investigação: 23 em Fortaleza e 9 em Caucaia. O Ceará registra surto de sarampo desde dezembro de 2013.

Até esta semana, segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem (27) pela Secretaria da Saúde do estado, foram confirmados 788 casos e, atualmente, 49 estão em investigação em 12 municípios. Os casos confirmados já somam 90, notificados em dez municípios.

A meta da Secretaria da Saúde é vacinar cerca de 1,3 milhão de pessoas com a dupla viral, que também protege contra a rubéola. Mesmo quem já tomou a vacina deve se vacinar de novo. A campanha de intensificação de vacinação contra o sarampo é destinada a pessoas entre 5 e 29 anos, faixa etária que concentra quase metade dos casos confirmados (44 casos).

Os postos de saúde aplicam a vacina todos os dias úteis da semana, entre 7h 19h. Os postos também vão funcionar neste domingo (29) e nos sábados (4 e 11 de abril). A vacinação de rotina, destinada a crianças entre 6 meses e 1 ano e 3 meses, continua normalmente.

Para ser considerado livre do surto de sarampo, o município precisa passar 90 dias sem apresentar nenhum caso da doença.

Edição: José Romildo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias