Prefeitura conclui projeto de acessibilidade para pontos turísticos do Rio

Publicado em 24/03/2015 - 18:38 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Faltando 500 dias para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Secretaria Especial de Turismo (Riotur) da prefeitura do Rio de Janeiro concluiu um projeto de acessibilidade para pontos turísticos da cidade. Segundo a Riotur, o projeto foi pensado para melhorar a circulação dos 4.350 atletas paralímpicos que participarão dos Jogos.

As obras irão facilitar a mobilidade em atrações como o Corcovado, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, a Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Cinelândia, Praia de Copacabana, dois pontos da praia da Barra, além de rotas entre a Candelária e a Praça XV, no centro, o Pão de Açúcar e o Shopping Rio Sul.

Segundo a Riotur, os pontos turísticos selecionados já têm uma estrutura de acessibilidade, mas apenas nas dependências dos próprios locais. O acesso até esses locais ainda é difícil para pessoas com algum tipo de deficiência. O projeto prevê o nivelamento de vias e calçadas, a instalação de rampas portáteis e pisos táteis, a sinalização no chão que alerta para obstáculos e faz uma rota direcional para facilitar o acesso de cadeirantes e pessoas com deficiência visual. Além disso, vagas reservadas de estacionamento e pontos de ônibus adaptados serão instalados próximo às atrações.

O projeto foi concluído no início deste ano e prevê investimento total de aproximadamente R$ 352 mil, aprovado pela Caixa Econômica Federal. A iniciativa foi possível a partir de convênio entre a Secretaria de Turismo e o Ministério do Turismo que, além do projeto, prepara a impressão de guias de acessibilidade, que devem ser distribuídos a partir de maio de 2015.

A Secretaria Municipal de Conservação será a responsável pela execução de todo o projeto e pretende entregá-lo antes dos jogos, em agosto. Além dos atletas, cerca de 380 mil turistas estarão no Brasil durante os Jogos.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.