Prefeitura do Rio inaugura novo trecho da Orla Conde

Publicado em 29/05/2016 - 15:25 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

Rio de Janeiro - O prefeito Eduardo Paes entrega mais três espaços revitalizados no centro do Rio: a Praça XV, a Praça Marechal Âncora e o Largo da Misericórdia (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O prefeito Eduardo Paes entrega três espaços revitalizados no centro do RioTânia Rêgo/Agência Brasil

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, entregou neste domingo (29) à população três espaços revitalizados no centro do Rio: a Praça XV, a Praça Marechal Âncora e o Largo da Misericórdia. Os 77.978 metros quadrados que compõem os espaços – que vão da Praça XV até o Largo da Misericórdia - fazem parte do terceiro trecho da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde.

As melhorias, proporcionadas por obras de revitalização do Porto Maravilha, são, na avaliação da prefeitura, uma conquista da cidade que vem resgatando “o rico conjunto arquitetônico da paisagem histórica da cidade e procuram destinar mais espaço ao tráfego livre de pedestres e ciclistas”.

Para marcar data, a Secretaria Municipal de Cultura elaborou uma programação, com uma série de atrações abertas ao público na Praça XV. A importância histórica do Largo da Misericórdia, parte do núcleo original da fundação da cidade, da Praça Marechal Âncora, do Museu Histórico Nacional e da Praça XV relembrada em uma performance das crianças do grupo Arteiros da Cidade de Deus.

O Grupo Cultural AfroReggae apresentou Afro Mix, o espetáculo que misturar circo, percussão, dança, música clássica e teatro. E, para encerrar, o grupo de chorinho do sambista Haroldo Costa recordou clássicos do gênero como Carinhoso, de João de Barro e Pixinguinha, Delicado, de Waldir Azevedo, além de Noites Cariocas e Doce de Coco, de Jacob do Bandolim.

Maratona

A cidade promoveu também neste domingo da Maratona e da Meia Maratona do Rio, que este ano recebeu 29 mil pessoas, sendo cerca de mil delas estrangeiros. Para o evento foi montado um esquema especial de segurança e de trânsito, com a alteração do sentido de algumas das principais ruas e avenidas da cidade.

Dados divulgados pela assessoria de imprensa do evento indicam que no ano passado a Maratona do Rio movimentou cerca de R$ 200 milhões na economia da cidade. Este ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em decorrência da Maratona do Rio 2016, aliado ao feriado de Corpus Christi, somente a cidade do Rio de Janeiro a média de ocupação da rede hoteleira ficou em 57,44%, um aumento de 11,95% em comparação ao ano passado.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias