Festival Mundo Caipira reúne cultura e culinária do interior na capital paulista
O 1º Festival Gastronômico Mundo Caipira, que reúne 150 expositores no Memorial da América Latina, tem entrada gratuita e pratos tipicamente caipiras com preços entre R$5 e R$20. O evento pretende levar cultura e lazer para a população, além de gerar emprego e renda para pequenos e médios empreendedores. O público poderá aproveitar o festival até as 22h de hoje (21).
O evento celebra o Dia do Folclore, comemorado amanhã (22). Segundo Fátima Coutinho, presidente da organização não-governamental Sol do Vale, que organiza o festival, a festa é uma forma de valorizar as tradições, usos e a arte popular do Brasil. “Para juntar a cultura de tradição, com a culinária caipira e mais as apresentações artísticas nós aproveitamos a data”, disse.
“Temos uma identidade e vemos hoje que a identidade do povo brasileiro não é trabalhada. Ela se perde a partir do momento em que a tradição oral vai se perdendo”, analisou a organizadora. “E essas pessoas que trabalham com isso [cultura tradicional] não têm visibilidade, muitas vezes não tem apoio para fazer seus trabalhos. Então tudo isso é também para a preservação dessas culturas”, acrescentou.
Variedade
Entre os expositores está A Senhora das Especiarias, que produz geleias de sabores exóticos, antepastos, chutneys e temperos para preparo de pratos utilizando frutas frescas, açúcar orgânico e nenhum conservante artificial.
Já o expositor O Leitão de Gravata é um expoente da cultura gastronômica brasileira, liderado pelo Chef Adan Garcia, reproduzindo as principais comidas típicas das regiões do Brasil, com respeito à cultura e originalidade dos pratos.
O Pé de Milho produz pamonha doce tradicional, doce com queijo, salgada com queijo, polenta temperada e apimentada, legumes pré-cozidos como abóbora, beterraba, cenoura, mandioquinha, seleta de legumes e vagem.
Os irmãos Ronaldo e Elisabete oferecem muito tempero no stand Tropeiro. A equipe prepara galinhada, paella caipira, feijão gordo, arroz carreteiro, torresmo, feijão-tropeiro, empanadas, caldos e porções de bolinhos caipiras.
No artesanato, a expositora Flor de Lis produz colares e uma linha de produtos que podem ser personalizados. Para quem gosta do tema animais, eles produzem porta-moedas, colares, pulseiras, brincos e anéis com representações de cachorros, gatos, cavalos, corujas, entre outros.
Além da gastronomia e artesanato, o festival oferece alguns serviços as visitantes, como verificação da pressão arterial e diabetes; esclarecimentos e instruções para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e febre chikungunya; e oficinas de reciclagem e reaproveitamento de alimentos.
O 1º Festival Gastronômico Mundo Caipira está aberto ao público até as 22h de hoje no Memorial da América Latina, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo.