Pré-Mundial de Voo Livre reúne pilotos de 23 países até sábado em Brasília
Sede do próximo Campeonato Mundial de Voo Livre, na modalidade asa delta, marcado para agosto do ano que vem, Brasília já se prepara para o evento, recebendo nesta semana pilotos de 23 países. São cerca de 100 pilotos, que participam da etapa final do Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre, na Esplanada dos Ministérios.
O evento começou domingo (28) e vai até sábado (3). Em todos os dias de competição, os pilotos voarão de Formosa, em Goiás, até o cento da capital federal. A distância entre as duas cidades é de cerca de 80 quilômetros.
Brasília foi escolhida sede da disputa por ser considerada um dos locais ideiais para a prática dessa modalidade esportiva. Segundo o organizador do evento, Beto Schmitz, membro do Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), Brasília é considerada a “Havaí do Voo Livre”. No Havaí, surfistas de todo o mundo procuram por grandes ondas e querem estar lá. Isso ocorre com os pilotos de voo livre, que procuram Brasília por seu clima seco, que ajuda na hora da decolagem, explicou Schmitz. Na cidade, o piloto pode chegar a até 12 metros de altura, por segundo, disse ele.
Segundo o site do Pré-Mundial de Voo Livre, a cidade tem ventos predominantes do quadrante leste e clima muito seco nesta época do ano, o que proporciona "voos fantásticos" de até cinco horas de duração. As correntes térmicas são aproveitadas pelos pilotos para ganhar altura e realizar voos de até 170 quilômetros de distância, utilizando somente as forças da natureza.
De acordo com o piloto norueguês Olav Opsenger, primeiro colocado no ranking da quinta etapa do campeonato, o clima de Brasília ajuda muito os praticantes do esporte. O austríaco Christian Tiefenbacher concorda com Opsenger. Ambos voltarão à capital federal no ano que vem para o Mundial.
O texto foi alterado às 14h17 do dia 2/9/para correção de informação: o campeonato começou domingo (28), e não quarta-feira (31)