Incêndio em shopping popular em São Paulo já dura quase 18 horas

Publicado em 24/11/2016 - 17:58 Por Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

São Paulo - Bombeiros trabalham para conter incêndio no Shopping Brás (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Bombeiros trabalham para conter incêndio no Shopping BrásRovena Rosa/Agência Brasil

O incêndio no Shopping Brás, no centro da capital paulista, ainda não foi controlado. Após quase 18 horas de fogo, o Corpo de Bombeiros segue trabalhando para controlar os focos que estão na estrutura interna do prédio. O incêndio começou por volta das 22h30 de ontem (23).

“O shopping tem três andares e a estrutura está totalmente danificada, isso dificulta nossa entrada. É um risco muito grande para o bombeiro entrar. Então adotamos a estratégia de combate externo: os bombeiros ficam do lado de fora, próximos da fachada”, disse o bombeiro Capitão Matsuo, que participa da operação.

Vistoria

A Defesa Civil aguarda o término dos trabalhos dos bombeiros para fazer a vistoria, mas segundo Matsuo, não há previsão para apagar completamente o fogo. “Ainda há uma certa periculosidade, não entramos no prédio porque corre o risco de cair as estruturas, o que está de pé são as colunas de vigas mais antigas. No momento, trabalham no local 90 bombeiros e 30 viaturas.”

Apesar do incêndio, o movimento do comércio popular no entorno do local é grande e apenas algumas lojas foram interditadas. O comerciante Jack Daher, dono de uma loja em um shopping próximo ao prédio que pegou fogo, disse que não tem medo de sofrer com incêndio. “Procuro ficar de olho, ver de uma maneira geral se está tudo em ordem no shopping.”

Mortes

Outro incêndio na mesma região, também na noite de ontem (23), deixou quatro mortos e 24 feridos. O socorro foi acionado às 4h e o fogo, controlado às 5h. No imóvel de dois andares, localizado na Avenida Celso Garcia, região de comércio têxtil popular, existe uma ocupação de imigrantes de várias nacionalidades.

O prédio atingido ontem pelo incêndio terá de ser demolido, segundo avaliação da Defesa Civil. “Vai ter que demolir porque toda a estrutura está comprometida”, ressaltou o coordenador operacional do órgão, Nelson Suguieda. No local, imigrantes, principalmente bolivianos, viviam e trabalhavam em oficinas de produção de roupas. 



Bombeiros trabalham para conter incêndio no Brás

Edição: Luana Lourenço

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, apresenta a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe).
Justiça

Preso pela PF, Baldy pede licença de cargo de secretário

Em nota, governo estadual destaca competência e postura idônea de Alexandre Baldy e informa que o secretário executivo Paulo Galli comandará temporariamente a pasta.

Dólares - Moeda estrangeira
Economia

Dólar fecha no maior valor em 20 dias após queda nos juros

Dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos pressionaram cotação de moedas de países emergentes. Bolsa de valores subiu 1,29% e voltou a superar 104 mil pontos.

A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal.
Política

Senado aprova limitação temporária da taxa de juros do cartão

"Foco é proteger detentores de cartões de crédito e cheque especial, atormentados com juros rotativos estratosféricos no período da pandemia", diz relator Lasier Martins.