Justiça adia julgamento de ex-PMs acusados de executar menino no Sumaré

Publicado em 06/04/2017 - 16:32 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio adiou para 25 de maio o júri dos dois ex-policiais militares acusados de executar o menino Matheus Alves dos Santos, no Morro do Sumaré, zona norte da cidade, em 2014. O adiamento foi pedido tanto pelo Ministério Público quanto pela defesa dos réus, porque o vídeo feito dentro da viatura policial, que é uma das principais provas, estava com más condições técnicas e poderia prejudicar o entendimento dos jurados. Para o júri do dia 25 de maio, serão colocadas legendas no vídeo.

No dia do crime, os cabos Vinícius Lima Vieira e Fábio Magalhães Ferreira faziam buscas no centro do Rio, atrás de dois adolescentes que cometiam furtos na região. Matheus e mais dois jovens foram apreendidos e levados pelos policiais para o alto do Morro do Sumaré. Um dos jovens foi liberado no caminho, mas Matheus e o outro jovem foram baleados.

Matheus levou um tiro na cabeça e morreu na hora. O outro menino só sobreviveu porque se fingiu de morto.

Os dois policiais foram expulsos da corporação.

O caso

Matheus Alves dos Santos, de 14 anos, e outro adolescente foram detidos no dia 11 de janeiro de 2011, quando praticavam assaltos na Avenida Presidente Vargas, região central da cidade. Os garotos não foram encaminhados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, que trata de crimes envolvendo menores de idade.

O menino que acompanhava Matheus contou à polícia que rodaram por cerca de uma hora no carro da polícia e foram levados para o Morro do Sumaré. Lá eles foram baleados e arremessados do alto do morro. O adolescente que sobreviveu foi atingido nas costas e na perna. Ele se fingiu de morto e depois fugiu pela mata em direção ao Morro do Turano, no Rio Comprido, também na zona norte. Depois foi para casa no Complexo da Maré, onde mora.

Edição: Lílian Beraldo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pessoas que usam máscaras caminham ao longo do cais do oceano enquanto os Estados Unidos passaram na quinta-feira um total de mais de 4 milhões de infecções por coronavírus durante o surto global da doença por coronavírus (COVID-19) em
Internacional

Estados Unidos tem mais 457 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Embora Nova Iorque já não seja o estado com o maior número de infecções, continua a ser o que contabiliza mais mortes (32,7 mil), número superior ao de países como França ou Espanha.

Stephanie Soares
Esportes

A história peculiar de uma aposta do basquete brasileiro

Com apenas 20 anos de idade, a jogadora de basquete brasileira Stephanie Soares tem talento incomum. E uma trajetória também.

O presidente da Russia, Vladimir Putin, durante Diálogo dos Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS
Internacional

Rússia anuncia primeira vacina contra a covid-19

Produto foi aprovado pelo Ministério da Saúde. A Rússia espera agora poder iniciar a aplicação em massa, mesmo que estejam ocorrendo ainda testes clínicos para comprovar a segurança do produto.

Idosos moradores do Lar São José, em Sobradinho, no Distrito Federal, recebem presentes de Natal
Direitos Humanos

Covid-19: mais de 330 abrigos de idosos já receberam doações

As instituições que já receberam as doações representam 67% dos abrigos cadastrados na primeira etapa da Campanha Solidarize-se, ação promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Parque Nacional da Tijuca
Geral

Ingresso ao Parque Nacional da Tijuca está 80% mais barato

O desconto tem por objetivo estimular o turismo local e diminuir, a curto prazo, os impactos negativos no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, causados pela pandemia da covid-19.

nascentes devem ser protegidas
Geral

Prazo para inscrições no Prêmio ANA 2020 termina no sábado

Inscrições devem ser feitas pelo site da premiação. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros.