logo Agência Brasil
Geral

Operadoras de celular vão começar a oferecer 4G com maior alcance em Brasília

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 20/04/2017 - 17:43
Brasília
smartphone
© Divulgação Agência Brasil

A operadora de telefonia TIM vai ativar amanhã (21) sua rede 4G na frequência de 700 megahertz (MHz) em Brasília. Segundo a empresa, a nova faixa tem o dobro do alcance da cobertura da utilizada atualmente pelas operadoras para a oferta do 4G.

Em novembro do ano passado, o sinal analógico de televisão foi desligado em Brasília, o que liberou a frequência para o uso das operadoras de telefonia para oferecer a tecnologia 4G. De acordo com a TIM, todos aparelhos da operadora já operam na frequência 700 MHz e as ofertas de dados serão mantidas sem reajuste de preços por causa da nova tecnologia.

EBC

Nova frequência tem o dobro do alcance da atual Arquivo/Agência Brasil

A Claro vai apresentar a tecnologia 4G na faixa de 700 MHz em Brasília na próxima terça-feira (25). A empresa diz que já opera na frequência na capital federal por meio de licença provisória da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Vivo informou que ativará a sua rede 4,5 G em Brasília neste fim de semana na frequência de 700MHz, com a agregação de portadoras na frequência de 2.600 MHz e cobrirá, praticamente, toda a cidade. De acordo com a operadora, a mudança terá como efeito o “aumento considerável da velocidade da internet”.

O leilão da frequência de 700 MHz da tecnologia 4G foi realizado em 2014, mas as operadoras vencedoras da licitação devem esperar a faixa ser desocupada pelas emissoras de televisão analógica para oferecer o serviço. As empresas vencedoras do leilão foram a Claro, a Tim, a Vivo e a Algar (que opera no interior de Minas Gerais e de São Paulo).

São Paulo

Em São Paulo, o desligamento do sinal analógico foi concluído no dia 29 de março, mas o 4G na faixa de 700 MHz só estará disponível para a população no ano que vem, porque é preciso aguardar o desligamento nas cidades próximas, como Campinas, Santos e as da região do Vale do Paraíba.

 

Texto atualizado às 20h58 para acréscimo de informações sobre a Vivo