Morador do DF, Tocantins e de Mato Grosso já pode receber alerta de clima em SMS

As mensagens transmitem orientações sobre como proceder em caso de

Publicado em 19/02/2018 - 16:01 Por Agência Brasil* - Brasília

Habitantes do Distrito Federal, do Tocantins e de Mato Grosso poderão se cadastrar gratuitamente, a partir de hoje (19), para receber notificações de desastres naturais que envolvem suas regiões. Os alertas são enviados por celular, por meio de mensagens no formato SMS, e transmitem orientações sobre como proceder na ocorrência de fenômenos como deslizamentos, temporais e enchentes.

Alagamento na entrada da Estação Olegário do Monotrilho, na Vila Prudente, na zona leste de São Paulo

Os alertas vão ajudar a população a reduzir riscos materiais e de morte. Ludmilla Souza/Agência Brasil

A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de telefonia móvel. O conteúdo oferecido é elaborado pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, subordinada ao ministério, em parceria com os órgãos de Defesa Civil estaduais e municipais.

O sistema, que já roda em nove estados (Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina), foi lançado em fevereiro de 2017 e atinge agora sua penúltima fase. Até o momento, a população das áreas já cobertas pelo serviço foi beneficiada com 1.966 informes, distribuídos em 2,5 milhões de telefones cadastrados. A área de alcance será ampliada na próxima segunda-feira (26), com a implementação da última etapa, no Nordeste e nos demais estados do Norte.

De acordo com o ministério, o projeto-piloto foi desenrolado ao longo de seis meses, em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná, onde atendeu a cerca de 500 mil pessoas. A ferramenta teve como inspiração o modelo japonês, criado dez anos atrás. Atualmente, mais de 20 países, entre eles Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas, contam com serviços semelhantes.

Como se cadastrar

A partir de hoje, todos os telefones celulares ativos do Tocantins, Distrito Federal e de Mato Grosso receberão a seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa. Novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas em área de riscos. Para se cadastrar, responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao informar o CEP, o usuário já passa a receber os alertas.

É permitido cadastrar mais de um CEP. Caso não receba a mensagem, basta que o usuário siga o procedimento para enviar o código postal ao telefone da Defesa Civil Nacional, o 40199. A qualquer momento, o usuário, se desejar, pode cancelar o serviço.

* Com informações do Ministério da Integração Nacional

Edição: Davi Oliveira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Uso de máscara para proteção contra o novo coronavírus.
Saúde

Estado do Rio prorroga suspensão das aulas presenciais até dia 20

Prefeitura do Rio de Janeiro informou que as escolas municipais da educação infantil e do ensino fundamental permanecem sem data para o retorno às aulas presenciais.

Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de covid-19 do Complexo Esportivo do Ibirapuera.
Internacional

OMS: covid-19 põe em risco anos de progresso em saúde nas Américas

Diretora regional da organização, Carissa Ethienne pediu aos governos que aumentem os gastos em saúde para pelo menos 6% do PIB.Para ela, média atual de 3,7% não é suficiente.

Entrega de 528 novas moradias do programa de habitação de interesse social do Governo Federal, em São Sebastião, Distrito Federal
Economia

Inflação para famílias de renda mais baixa fica em 0,50% em julho

O índice é calculado com base em preços coletados em sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Salvador.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)
Saúde

Universidade de Brasília e HUB iniciam teste de vacina contra covid-19

Os primeiros que vão participar do estudo-teste são cinco profissionais da saúde que atuam no atendimento de infectados, mas não tiveram ainda a doença, informa a UnB.

Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Líbano lida com devastação feita por explosões no porto

O grande número de feridos levou a uma superlotação dos hospitais de Beirute, informou a Cruz Vermelha. O presidente do Líbano anunciou recursos de US$ 66 milhões em fundos de emergência.

Internacional

Vendedores e consumidores enfrentam riscos em mercado de Caracas

No maior mercado de produtos agrícolas da capital venezuelana, as pessoas dão pouca atenção às regras de distanciamento, embora muitos usem máscaras