Ônibus-teatro que leva peças infantis a escolas do país chega ao Rio

Publicado em 17/09/2019 - 17:39 Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A companhia teatral BuZum, que circula pelo Brasil em um ônibus adaptado internamente para se converter em um teatro, está levando a peça Curumim a escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. A programação prevê sete sessões diárias até a próxima segunda-feira (23). Na sequência, a companhia pega estrada novamente e segue para mais oito estados do país. 

A estreia foi ontem (16), quando o ônibus-teatro esteve na Escola Municipal Lúcio de Mendonça, em Nilópolis, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Hoje (17), os artistas levaram o espetáculo para o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Rubens Paiva, em Curicica, na zona oeste da capital fluminense.

A peça, com 20 minutos de duração, é voltada para a faixa etária de 3 a 11 anos. Retratando uma aldeia de forma divertida, Curumim aborda os costumes dos povos indígenas e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira a partir de uma história indígena sobre a origem da mandioca. As apresentações, voltadas para grupos de até 50 espectadores, são gratuitas. 

"O diferencial do BuZum é que ele não é um teatro convencional, no qual as pessoas precisam se deslocar para assistir um espetáculo. Nesse caso, é a companhia que vai à população, apresentando suas peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, mas que também são prestigiadas pela plateia espontânea, de todas as idades, que surge em cada município", diz a companhia por meio de nota.

O espetáculo Curumim, da companhia BuZum, está sendo apresentado em escolas do Rio
O espetáculo Curumim, da companhia BuZum, está sendo apresentado em escolas do Rio - Renan Perobelli/Divulgação/Direitos Reservados

Criado em 2010, o BuZum teve projeto aprovado para captação de recursos por meio da Lei Rouanet e tem o apoio da CCR NovaDutra, concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra, que liga Rio de Janeiro a São Paulo. Nesses nove anos, a iniciativa circulou mais de 350 mil quilômetros e fez mais de 10 mil apresentações em mais de 2 mil escolas públicas e, em 2014, a companhia recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto  Original  no  1º  Prêmio  São  Paulo  de  Incentivo  ao  Teatro  Infantil  e  Jovem. 

Em 2019, o ônibus-teatro viajará por aproximadamente 200 dias. O roteiro inclui, além do Rio de Janeiro, os estados de São Paulo, da Bahia, de Santa Catarina, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Mato Grosso do Sul e do Ceará. Além de Curumim, que está circulando nas escolas fluminenses, mais três espetáculos próprios são apresentados ao longo da turnê. Todos eles envolvem mitos folclóricos e buscam valorizar a cultura popular brasileira.

Até sexta-feira (20), a peça vai circular por unidades de ensino da zona oeste: Escola Municipal José Pancetti, em Realengo; Ciep Aracy de Almeida, em Jardim Sulacap; e Escola Municipal Compositor Donga, na Taquara. As apresentações no Rio se encerram, na segunda-feira (23), no Ciep Zumbi dos Palmares, em Acari, na zona norte da cidade.

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

São Paulo usa Metrô para vacinar adultos e crianças 

Não é necessário apresentar carteirinha de vacinação. Em todas as estações do Metrô de São Paulo, a campanha estará na área livre do mezanino. Vacinas evitam diversas doenças.

O ministro Gilmar Mendes, durante a segunda parte da sessão de hoje (23) para julgamento sobre a validade da prisão em segunda instância do Supremo Tribunal Federal (STF).
Justiça

Gilmar Mendes suspende efeitos de veto sobre uso máscara em presídios

A decisão suspende “apenas os efeitos dos vetos feitos por meio de republicação, após o prazo de 15 dias para o exercício da deliberação executiva sobre o projeto de lei”, diz STF.

Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR
Geral

Parque Nacional do Iguaçu retoma atividades a partir de hoje

Entre as medidas obrigatórias para acessar a unidade de conservação estão a redução da capacidade do local, aferição da temperatura, o distanciamento entre as pessoas e uso correto da máscara.

IDOR, Laís, ação, fachada, lagoa, maquinário, outubro rosa, pesquisa, pesquisadores, áreas internas
Saúde

Ministério da Saúde financiará pesquisas em terapias avançadas

Serão disponibilizados R$ 47,2 milhões para o  desenvolvimento de tecnologia nacional em terapia celular, terapia gênica e tecido artificial.

Sede da Polícia Federal em Brasília
Geral

Polícia Federal faz operação para repressão de pedofilia na internet

De acordo com a Polícia Federal, até o momento não há suspeita da participação da esposa do detido e nem da mãe das vítimas. As investigações apuram se as fotos eram vendidas ou trocadas na deep web.

Os trabalhadores da montadora Fiat Chrysler Automobiles constroem um modelo Argo 2020, em meio à disseminação da doença por coronavírus (COVID-19), na fábrica de montagem em Betim
Economia

Produção industrial cresce 8,9% de maio para junho

É a segunda alta consecutiva do indicador, que já havia registrado expansão de 8,2% em maio. Foi também foi a maior taxa de crescimento desde junho de 2018 (12,5%).