Uma explosão ocorrida em uma fábrica das pastilhas Valda, na Gardênia Azul, zona oeste do Rio de Janeiro, deixou cinco pessoas feridas no fim da tarde de ontem (7). O Corpo de Bombeiros informou que o quartel da Barra da Tijuca foi acionado às 16h25 para a ocorrência na Avenida Canal do Anil, 1263.
Os bombeiros atenderam cinco vítimas com ferimentos leves, sem necessidade de levá-las para um hospital, e terminaram o trabalho de rescaldo às 18h52. Imagens veiculadas pela imprensa mostram que o impacto da explosão derrubou o muro de um condomínio vizinho à fábrica e a onda de choque quebrou janelas de alguns apartamentos.
A Defesa Civil municipal fez a vistoria no condomínio e constatou danos em cerca de 20 apartamentos, mas sem a necessidade de retirada de nenhuma família.
“O deslocamento de ar causou alguns danos (como janelas, grades e eletrodomésticos quebrados) em 20 apartamentos do bloco 2 do Condomínio Cores da Mata, ao lado da fábrica, mas sem causar comprometimento estrutural, de acordo com os técnicos. Não foram feitas interdições no condomínio e os apartamentos já foram liberados para os moradores. O setor de caldeira da fábrica foi interditado”, informou a Secretaria de Ordem Pública (Seop).
Assista na TV Brasil
A reportagem tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno.
A Polícia Civil informou que a 32ª Delegacia de Polícia de Taquara instaurou inquérito para apurar o caso. “A perícia foi realizada no local e os agentes aguardam o resultado do laudo para esclarecer as causas da explosão. Testemunhas e responsáveis pela empresa também serão ouvidos”, diz a nota.
*Matéria atualizada às 12h20 para acréscimo da nota sobre o inquérito.