Hoje é Dia: “Poeta dos Escravos”, Castro Alves nasceu há 175 anos

Publicado em 13/03/2022 - 07:30 Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

(...) “Presa nos elos de uma só cadeia,

A multidão faminta cambaleia,

E chora e dança ali!

Um de raiva delira, outro enlouquece,

Outro, que martírios embrutece,

Cantando, geme e ri!”(...)


Denunciadores, os versos de O Navio Negreiro, do poeta baiano Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), eternizaram-se na literatura brasileira e também por serem um símbolo histórico abolicionista. A liberdade dos escravos no Brasil somente ocorreria 17 anos depois da morte do escritor, que ficou conhecido como o “Poeta dos Escravos”.

Castro Alves nasceu em um lugar chamado fazenda Cabaceiras, próxima à vila de Curralinho (hoje, a cidade leva o nome do escritor), há exatos 175 anos. Ele viveu apenas 24 anos, quando foi vitimado pela tuberculose. Ainda que jovem, ficou famoso, consagrou-se e era rodeado enquanto declamava seus ideais em narrativas e descrições rimadas.

A memória do nascimento de Castro Alves é um dos destaques desta semana. Os pensamentos do consagrado escritor, na segunda metade do século 19, são estudados e apreciados da escola a universidade, lidos por crianças a adultos, mesmo tanto tempo depois da época em que ele viveu. Nas aulas, nas bibliotecas ou no meio da rua – como fez um jovem escritor fã de Castro Alves, que colocou os versos em árvores.

Para saber mais sobre a história do jovem poeta, programas e reportagens de veículos da Empresa Brasil de Comunicação fazem revisitas à época e proporcionam reflexões sobre a escravidão no Brasil. Entre os programas especiais, o De Lá Pra Cá, da TV Brasil, veiculado em 2011, explica a trajetória do poeta – a saída da Bahia, a vida no Recife, no Rio de Janeiro e a chegada a São Paulo, onde se inscreveu na Faculdade de Direito.

Foi na capital paulista que ele escreveu obras-primas como O Navio Negreiro e Vozes D´África. O programa contextualiza que Castro Alves foi um dos principais autores do romantismo brasileiro. Assista:

Confira abaixo o programa na íntegra, dividido em duas partes.

 

O Momento Literário, que vai ao ar pela Rádio MEC, detalhou a história de vida do poeta, e destacou o romantismo, o lirismo e o "assombro diante de um mundo onde escravos eram mercadoria nos mares". Ouça:

E o podcast Rádio Memória, produção do Rádio Sociedade, da Rádio MEC, recuperou um trecho do Almanaque Kolynos, que, em março de 1947, homenageou o poeta pela ocasião do centenário de seu nascimento. Acompanhe uma dramatização da biografia de Castro Alves, do seu nascimento à sua morte, e fala da família, amores, de sua carreira como poeta, de sua amizade com Machado de Assis e Rui Barbosa:


Artesanato

​Além da memória de Castro Alves, a cultura brasileira é contemplada nesta semana com o Dia Nacional do Artesão, celebrado em 19 de março. O valor da profissão aparece sempre nas produções da EBC, como neste episódio do Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, que foi ao ar em 2014. O programa conta a história de artistas de diferentes partes do país, incluindo sertanejos da Bahia, do Ceará e de Alagoas. Confira:


No Centro-Oeste, a TV Brasil registrou ainda o crescimento de artesãos mesmo durante a pandemia. No Distrito Federal, por exemplo, houve um aumento de 72% no número de artesãos entre 2019 e 2021, o que somou mais de 12 mil trabalhadores que até então estavam em situação de vulnerabilidade. Confira a reportagem:

 

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

13 a 19 de março de 2022
13

Morte da religiosa baiana Irmã Dulce (30 anos) - canonizada pela Igreja Católica em 2019

14

Nascimento da imperatriz consorte do Brasil Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, a Mãe dos Brasileiros (200 anos)

Nascimento da ginasta norte-americana Simone Biles (25 anos)

Nascimento do escritor baiano Castro Alves (175 anos)

15

Início da Revolução Russa (105 anos)

Dia Mundial do Direito do Consumidor

16

Morte do geógrafo e professor universitário brasileiro Aziz Nacib Ab'Saber (10 anos) - considerado como referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas, foi um professor polivalente, laureado com honrarias científicas em geografia, arqueologia, geologia e ecologia

Criação da Rede Ferroviária Federal (65 anos)

Resultado do concurso para Planejamento da Construção e da Mudança da Nova Capital Federal anunciou a vitória de Lúcio Costa para o projeto Plano Piloto de Brasília (65 anos)

Dia Nacional do Teatro do Oprimido - data em homenagem à data de nascimento de seu criador, o teatrólogo Augusto Boal

17

Referendo oficializa o término do apartheid na África do Sul (30 anos)

18

Morte do guitarrista, cantor e compositor norte-americano Chuck Berry, o pai do rock and roll (5 anos)

Tragédia da Vila Barraginha, em Contagem (30 anos) - uma avalanche de terra se desprendeu de um aterro em construção soterrando barracos e casas da vila

Dia Nacional da Imigração Judaica

19

Dia Nacional do Artesão

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias