Hoje é Dia: Dona Ivone Lara e da Vinci são destaques da semana santa
Nesta semana, a sexta-feira (dia 15) será, para muitas pessoas, um dia de "respiro". A Sexta-feira Santa, celebrada por bilhões de cristãos no mundo é, no Brasil, feriado nacional. Só que a semana que começa nesta domingo (10) não se limita à data religiosa.
O Hoje é Dia lembra outras datas marcantes, como o aniversário de 105 anos do nascimento de José Datrino, mais conhecido como o “Profeta Gentileza”. Quando o nascimento dele completou 100 anos, a Agência Brasil e a TV Brasil fizeram matérias especiais, que podem ser relembradas aqui e no vídeo abaixo:
No dia 13, a música brasileira celebra os 100 anos de nascimento de Dona Ivone Lara, uma das matriarcas do samba no Brasil. Falecida em 2020, ela foi homenageada na TV Brasil à época com a exibição de uma entrevista gravada em 1985, que pode ser vista abaixo:
Já no dia 14, o nascimento do escritor maranhense Aluísio Azevedo, autor de clássicos da literatura nacional como “O Cortiço”, completa 165 anos. Ele já foi homenageado e teve a trajetória contada na TV Brasil em matérias como esta do Repórter Maranhão.
570 anos de Leonardo da Vinci
Outra figura célebre relembrada nesta semana é a de Leonardo da Vinci. Considerado um dos maiores nomes da arte na história, ele teve toda a trajetória contada no programa Na Trilha da História, das Rádios EBC em 2020. Ele nasceu em 15 de abril de 1542. Detalhe: a data de nascimento de da Vinci suscitou uma data comemorativa. Também em 15 de abril é o Dia do Desenhista.
Dia do Hino, do café e da voz
Falando em celebrações, a semana também conta com o Dia do Hino Nacional Brasileiro (dia 13), Dia Mundial do Café (dia 14) e Dia Mundial da Voz (16/04). No ano passado, a Agência Brasil fez uma matéria especial sobre a data com dubladores que encantam o imaginário das pessoas por trás de personagens famoso como Olívia Palito (Popeye), Wolverine (X-Men) e Tigrão (Ursinho Pooh). A entrevista foi uma das últimas do dublador Isaac Bardavid, morto em 2022.
Datas históricas também são lembradas na semana. No dia 11, o rompimento de relações diplomáticas entre Brasil e Alemanha na 1º Guerra Mundial completa 105 anos. Já no dia 12, o início da Guerrilha do Araguaia completa 50 anos. Em 2016, o História Hoje, da Radioagência Nacional, contou a história do início dos conflitos.
Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:
Nascimento do pregador urbano paulista José Datrino, o Profeta Gentileza (105 anos) - conhecido pelas inscrições no Viaduto do Gasômetro
Brasil rompe relações diplomáticas com Alemanha na Primeira Guerra Mundial (100 anos)
Dia Mundial da Doença de Parkinson
Início da Guerrilha do Araguaia (50 anos) - foi um combate entre guerrilheiros comunistas e as Forças Armadas brasileiras no norte do atual estado do Tocantins
Nascimento da cantora e compositora carioca Dona Ivone Lara (100 anos)
Nascimento da cantora, compositora e violonista baiana Rosa Passos (70 anos)
Morte do radialista, apresentador e empresário fluminense Osvaldo Sargentelli (20 anos) - foi apresentador na TVE-RJ
Dia do Hino Nacional Brasileiro
Nascimento do escritor maranhense Aluísio Azevedo (165 anos)
Morte do cineasta brasileiro Paulo César Saraceni (10 anos) - um dos mentores do Cinema Novo
Morte do antropólogo brasileiro Gilberto Velho (10 anos)
Dia Mundial do Café
Fundado o Santos Futebol Clube (110 anos)
Nascimento do polímata italiano Leonardo da Vinci (570 anos)
Sexta-Feira da Paixão (data móvel)
Dia Mundial do Desenhista - a data foi criada para comemorar o aniversário de Leonardo da Vinci
Dia Nacional do Desarmamento Infantil
Dia Nacional da Conservação do Solo
Fim da segregação racial no beisebol americano, com o atleta afro-americano Jackie Robinson estreando na MLB pelo Brooklyn Dodgers (75 anos)
Navio Titanic afunda no Oceano Atlântico (110 anos)
Nascimento de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI (95 anos)
Morte da nadadora paulista Maria Lenk (15 anos) - primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial
Dia Mundial da Voz
Fabricada a última unidade do Chevrolet Opala, sendo esta a de número 1 milhão (30 anos)