Poupatempo faz mutirão para renovar carteira de motorista em São Paulo

Agendamento deve ser feito pelos canais eletrônicos da prefeitura

Publicado em 26/11/2022 - 08:26 Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida podem regularizar o documento neste sábado (26), no mutirão feito pelo Poupatempo, em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP). As 10 mil vagas disponíveis são destinadas a motoristas com documentos vencidos entre os meses de janeiro e abril deste ano.

De acordo com o novo cronograma, documentos vencidos em janeiro e fevereiro precisam ser renovados até o dia 30 de novembro, e os vencidos em março e abril devem ser renovados até 31 de dezembro. Aqueles motoristas que estiverem com a CNH vencida fora deste período, poderão regularizar em 3 de dezembro, em uma nova ação.

Para garantir uma vaga é preciso fazer o agendamento prévio para o atendimento presencial que está disponível a partir de hoje (23) nos canais eletrônicos, de forma gratuita: no portal Poupatempo, no aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento e, ainda, no assistente virtual P, disponível também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Segundo o Detran-SP, a renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do departamento de trânsito. “Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios”, explicou o órgão.

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Para renovar a CNH, basta acessar o Portal Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema. Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias