Operação da PF mira lavagem de dinheiro com ouro ilegal em Roraima
Suspeitos de receber valores para a compra de ouro na Venezuela e fazer contrabando para o Brasil são alvos da Operação Lotis Auro, da Polícia Federal, nesta quarta-feira (22). As suspeitas são de que o esquema tenha movimentado aproximadamente R$ 40 milhões.
Na ação, três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, além do bloqueio de bens, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.
As investigações envolvem alvos identificados em outra operação, a Hespérides, deflagrada em 2019. Esses investigados teriam envolvimento com uma empresa de fachada utilizada para movimentar valores relativos à compra e venda de ouro contrabandeado da Venezuela.
Lotis Auro é uma expressão em latim significa “ouro lavado”, fazendo alusão à prática do crime de contrabando de ouro na tentativa de dar uma aparência lícita por meio da lavagem de dinheiro.
![A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 04/12, uma operação para combater a ação de uma Organização Criminosa que atuava no processo de extração ilegal de aroeira na região da Terra Indígena Sararé](https://imagens.ebc.com.br/YbWs6ssHi327GqkfPKAiYQOBPn0=/390x240/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/prf_041219whatsapp_image_2019-12-04_at_12.43.07.jpeg3984.jpg?itok=oQfSdN1n)
![Reuters/Jaimi Joy/Proibida reprodução João Fonseca durante partida do Aberto da Austrália
14/01/2025 REUTERS/Jaimi Joy](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Jakub Wlodek/Agencja Gazeta/Direitos reservados 76th Auschwitz liberation commemoration held virtually amidst COVID pandemic](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)