Brasília tem desfile de escolas de samba em período junino

TV Brasil transmite as apresentações

Publicado em 24/06/2023 - 12:07 Por Luiz Cláudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Abre-alas para o samba no Distrito Federal (DF) em pleno período junino. Este ano, o desfile das escolas de samba da capital está sendo realizado neste fim de semana, na passarela montada no Eixo Monumental, região central de Brasília. Ao todo, são 13 agremiações. A programação começou na sexta-feira (23). O acesso é gratuito. 

Os desfiles das escolas de samba do grupo especial do DF serão transmitidos pela TV Brasil. Neste sábado (24), o grupo de acesso se apresenta às 20h, e o grupo especial, às 23h10. No domingo (25), haverá a apuração às 14h (grupo de acesso) e 16h (grupo especial).

Lembranças 

A maioria das escolas de samba do DF nasceu das saudades do passado no Rio de Janeiro. Pessoas que se mudaram para a capital e se sentiam distantes do carnaval do Rio. Um dos exemplos de tradição é a Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro, mais conhecida como Aruc, fundada em outubro de 1961.

Mesmo sem desfilar por quase uma década, a escola se manteve em atividade culturais em sua comunidade. Neste ano, ela traz para a avenida o enredo “Levanta, Sacode a Poeira e Dá a Volta por Cima”, em uma homenagem a todos que ajudaram a escola.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo do DF, Bartolomeu Rodrigues, em entrevista à Rádio Nacional de Brasília, a experiência do desfile de escolas de samba em junho pode ser um projeto piloto. “Mesmo até para não concorrer com escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Nossas agremiações têm tradição. Muitas delas têm histórias que se confundem com a própria história de Brasília”, explicou.

 

Confira a programação

Local: Sambódromo de Brasília (Eixo Cultural Ibero-americano) – ao lado da Torre de TV

Entrada gratuita

Dia 24 (Sábado)

14h10 – Matuskela

15h40 – Bloco dos Raparigueiros

17h10 – Os Criollos

18h40 – Cacique de Ramos

Desfile – Grupo de Acesso

20h – Acadêmicos do Riacho Fundo II

21h10 – Capela Imperial de Taguatinga

22h20 – Acadêmicos de Santa Maria

Desfile – Grupo Especial

23h10 – Mocidade do Gama

0h15 – Bola Preta de Sobradinho

1h15 – Acadêmicos da Asa Norte

Dia 25 (domingo)

12h – Alexandre do Samba

13h – Kris Maciel

14h – Apuração Grupo de Acesso

16h – Apuração Grupo Especial

18h – Roda de Samba Sagaz

19h – Milsinho

20h – Délcio Luiz

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias