Ucrânia tem plano para nova ofensiva contra Rússia, diz Zelenskiy

Invasão russa ao território ucraniano completou dois anos

Publicado em 25/02/2024 - 16:24 Por Reuters - Kiev

A Ucrânia tem um plano "claro" para uma nova contraofensiva contra a Rússia, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy neste domingo (25), acrescentando que não poderia revelar detalhes publicamente.

As tropas de Kiev conduziram uma contraofensiva no ano passado, mas não conseguiram romper as linhas defensivas preparadas no Sul e no Leste ocupados pela Rússia.

"Há um plano, o plano é claro, não posso contar os detalhes", disse Zelenskiy em entrevista coletiva na capital Kiev.

Ele disse que a grande mudança militar que viu o chefe das forças armadas da Ucrânia ser substituído, no início deste mês, estava ligada ao novo plano de ação no campo de batalha.

"Este plano está relacionado com a mudança de gestão, há mudanças correspondentes. Vários planos serão preparados devido a um vazamento de informações."

Zelenskiy disse anteriormente que os planos de Kiev para conduzir uma contraofensiva no ano passado foram vazados e acabaram “em uma mesa no Kremlin” antes mesmo de a operação ter começado.

Ele não disse como ocorreu esse vazamento.

Zelenskiy também disse que a rotação de tropas era extremamente importante para o esforço de guerra e que a Ucrânia precisava preparar melhor as suas forças de reserva.

É proibida a reprodução deste conteúdo

Últimas notícias