Anistia Internacional: Venezuela não respeita direito a protestos pacíficos

Publicado em 18/02/2014 - 22:11 Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Bogotá

A Anistia Internacional disse hoje (18) que o governo da Venezuela não está “respeitando o direito aos protestos pacíficos” de seus opositores e pediu que o governo do país respeite a “livre expressão” dos grupos críticos ao presidente Nicolás Maduro.

“A causa da luta do governo da Venezuela é importante, é pela justiça social, mas isso não pode ser feito sem que se respeite os direitos humanos, inclusive quando se fala dos opositores. Todos têm o direito à expressão”, disse o secretário-geral da Anistia Internacional, Salil Shetty, à imprensa no México.

Na visão da  Anistia Internacional, o Estado venezuelano não respeitou o direito aos protestos pacíficos. “Observamos que  o governo da Venezuela desrespeitou liberdades fundamentais, como a da expressão, reunião e associação, e nós somos muito críticos com isso”, disse Shetty.

O secretário-geral disse que o governo do país acredita que representa os segmentos mais pobres da Venezuela e que luta contra uma “desigualdade histórica”. “Mas isso não implica em sacrificar os direitos de seus rivais políticos”.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias