Milhares fazem manifestação em Moscou a favor da intervenção na Crimeia

Movimento é contra a mudança de poder na Ucrânia e em apoio à

Publicado em 02/03/2014 - 14:17 Por Da Agência Brasil - Brasília

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje (2), no centro de Moscou, contra a mudança de poder na Ucrânia e em apoio à população de origem russa na península da Crimeia. A manifestação começou pouco depois de terminar na capital russa um protesto antiguerra.

Segundo o Ministério do Interior russo, da marcha, que partiu da Praça Púchkin, participaram 27 mil pessoas, convocadas “para apoiar o povo irmão na luta contra os provocadores que tomaram o poder em Kiev”.

Sob o lema Assembleia popular pelo povo irmão, os manifestantes marcharam com bandeiras russas e cartazes com legendas como Defenderemos a Crimeia ou A Crimeia está conosco.

Além da marcha, cerca de 50 veículos integraram uma caravana nas colinas de Vorobiev, antigas colinas de Lenin, também em apoio aos russos da Crimeia.

A manifestação de apoio aos russos da Crimeia e contra as novas autoridade de Kiev desenrolou-se sem incidentes, pouco depois de terminar, em uma zona próxima de Moscou, um protesto contra a intervenção russa nessa península ucraniana. Mais de 300 pessoas foram detidas na manifestação, onde gritaram Não à guerra.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia agravou-se na última semana, após a queda do ex-presidente Viktor Ianukóvitch, por causa da Crimeia, península do Sul do país onde se fala russo e está localizada a frota da Rússia no Mar Negro.

A Câmara Alta do Parlamento russo aprovou ontem, por unanimidade, um pedido do presidente Vladimir Putin para autorizar "recurso às Forças Armadas russas no território da Ucrânia".

A decisão foi tomada um dia depois da denúncia de que a Rússia fez uma "invasão armada" na Crimeia.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias