Estado Islâmico considera "estúpida" caricatura de Maomé no Charlie Hebdo

Publicado em 14/01/2015 - 10:37 Por Da Agência Lusa - Beirute

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) considerou hoje (14) “muito estúpida” a publicação de caricaturas do profeta Maomé na nova edição do jornal satírico francês Charlie Hebdo. Em boletim informativo da rádio do EI na internet, a Al Bayan, o locutor disse que o “Charlie Hebdo publicou caricaturas que mais uma vez dizem respeito ao profeta e essa é uma ação muito estúpida”.

O semanário francês lançou, nesta quarta-feira, a primeira edição depois do ataque de que foi alvo na semana passada. A capa tem uma caricatura de Maomé, com uma lágrima no olho, segurando uma folha com a frase Je suis Charlie (Eu sou Charlie), igual às utilizadas por milhões de pessoas em manifestações de defesa da liberdade de expressão. A capa tem como título "Tudo está perdoado".

Os escritórios do semanário, no centro de Paris, foram atacados no dia 7 pelos irmãos Said e Cherif Kouachi, que mataram 12 pessoas. Os irmãos Kouachi foram mortos pela polícia dois dias depois nos arredores da capital francesa.

Os membros da Al Qaeda do Iêmen disseram ter “vingado o profeta” Maomé, caricaturado em diversas ocasiões no jornal satírico. O EI tem na sua origem a Al Qaeda no Iraque, embora na Síria tenha enfrentado o ramo da organização liderada por Osama Bin Laden: a frente Al Nosra.

Últimas notícias