Milhares de chechenos protestam contra Charlie Hebdo

Publicado em 19/01/2015 - 15:19 Por Da Agência Brasil* - Brasília

Capa de uma edição da revista francesa Charlie Hebdo

Desde a semana passada, ocorrem protestos contra o jornal francês Yoan Valat/Agência Lusa/Direitos Reservados

Entre 800 mil e 1 milhão de chechenos protestaram hoje (19), na capital, Grozni, contra a publicação pelo jornal francês Charlie Hebdo, de uma caricatura do profeta Maomé na capa.

Aos gritos de “Alá é grande”, os muçulmanos exigiram respeito ao profeta. “Esta é uma manifestação contra quem insulta a religião muçulmana”, disse Ramzan Kadírov, líder da Chechênia, república russa no Cáucaso. “Nunca autorizaremos a ninguém insultar em nome do profeta”, acrescentou Kadírov.

Na sexta-feira (16), ocorreram várias manifestações em países muçulmanos após o lançamento da primeira edição do Charlie Hebdo, no dia 14, após o atentado contra o jornal que causou a a morte de 12 pessoas na quarta-feira (14). Os protestos mais graves ocorreram em Zinder, a segunda cidade do Níger, na África Ocidental, onde o Centro Cultural Francês foi incendiado por manifestantes. Os protestos causaram a morte de quatro pessoas e deixaram 45 feridos.

Também na Mauritânia, na Argélia, no Senegal, no Paquistão, na Jordânia, no Líbano e na Turquia manifestantes saíram às ruas contra o Charlie Hebdo.

Com informações da Telesur

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias