Congresso dos EUA aprova Orçamento para os próximos dois anos
![Arquivo/Agência Brasil dólares](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![dólares](/sites/default/files/atoms/image/dolar_16.jpg)
O texto define os orçamentos para os anos fiscais 2016 e 2017 e autoriza o Tesouro a continuar a contrair empréstimos até 15 de março de 2017
O Senado dos Estados Unidos (EUA) deu sinal verde aos orçamentos do país para 2016 e 2017, aprovados na quarta-feira (28) pela Câmara dos Representantes. A aprovação põe fim a cinco anos de constantes confrontos entre republicanos e a Casa Branca.
Em votação no início da madrugada e por 63 votos favoráveis e 34 contrários, o Senado norte-americano aprovou as contas previamente acordadas pelos líderes do Congresso e a administração de Barack Obama, as quais elevam o teto da dívida até 2017.
A maioria republicana do Congresso dos EUA e a Casa Branca anunciaram na segunda-feira (26) ter alcançado um acordo, num raro compromisso em matéria orçamentária que visava a eliminar o risco de descumprimento no período que resta do mandato de Obama.
O texto define os orçamentos para os anos fiscais 2016 e 2017 e autoriza o Tesouro a continuar a contrair empréstimos no mercado até 15 de março de 2017, assegurando, portanto, que Barack Obama não terá de gerir mais crises orçamentárias até a sua saída da Presidência.
O Tesouro tinha fixado 3 de novembro como prazo máximo para o Congresso votar um aumento do limite legal da dívida federal, um montante em dólares revisto regularmente em alta pelo Congresso.
Sem essa votação, Washington arriscava acabar em "default" (decumprimento).
![REUTERS/Denis Balibouse/Proibida reprodução Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Santos/Arquivo Pessoal Brasília (DF), 17/01/2025 - Thiago Santos em sala de aula. Programa Mais professores. Foto: Thiago Santos/Arquivo Pessoal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Ana Beltran/Proibida reprodução Campeã mundial de futebol pela Espanha Jenni Hermoso chega a tribunal em Madri
03/02/2025 REUTERS/Ana Beltran](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Brasília, 02/02/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (c) reunido com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (d), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (e)
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)