Coreia do Sul e Estados Unidos iniciam esta semana as maiores manobras conjuntas

Publicado em 06/03/2016 - 16:35 Por Da Agência Lusa - Seul

A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciam nesta semana as maiores manobras militares conjuntas feitas até agora, em momento de grande tensão na península coreana após os testes de armamento da Coreia do Norte e das sanções aprovadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os exercícios anuais Key Resolve e Foal Eagle, que começam nesta segunda-feira (7) e se prolongam até 30 de abril, serão os maiores entre os realizados até agora pelos dois aliados, adiantou um porta-voz militar sul-coreano à agência Yonhap, citada pela agência Efe.

As manobras deste ano são vistas como uma demonstração de força em resposta aos recentes testes de armamento da Coreia do Norte e envolvem mais de 300 mil militares sul-coreanos e 15 mil norte-americanos, que vão simular estratégias de combate conjuntas nunca ensaiadas antes pelos dois países.

Key Resolve incluirá o exercício Oplan 5015, que simula a inutilização das armas de destruição massiva do inimigo e a preparação das tropas para um ataque preventivo.

A partir de amanhã começa também o exercício anfíbio Ssangyong, que se estenderá até 18 de março e do qual participam 5 mil soldados sul-coreanos e 7 mil norte-americanos, além de cinco navios.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito ocorrido entre 1950 e 1953 acabou com um cessar-fogo em vez de um tratado de paz.

Últimas notícias