Pelo menos 12 militares são mortos em ataque suicida no Afeganistão

Publicado em 11/04/2016 - 11:50 Por Da Agência Lusa - Jalalabad (Afeganistão)

Pelo menos 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas hoje (11) quando um homem-bomba atacou um ônibus com recrutas do Exército, perto da cidade de Jalalabad (Leste), anunciaram as autoridades. “No ataque, foram mortos 12 recrutas”, afirmou Ataullah Khogyani, porta-voz da província de Nangarhar.

Dawlat Waziri, porta-voz do ministro da Defesa, confirmou o atentado e o número de vítimas, acrescentando que o suspeito do ataque se deslocava num triciclo motorizado. “Os recrutas estavam sendo transferidos de Jalalabad para Cabul [capital]”, disse Waziri, referindo que o ataque fez 26 feridos.

Ehsansullah Shinwari, responsável de um hospital regional da província de Nangarhar, disse que 38 pessoas ficaram feridas no atentado.

O ataque ocorreu dias após o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ter realizado uma visita inesperada a Cabul para destacar o apoio dos Estados Unidos ao governo de unidade nacional e para apelar aos rebeldes talibãs para regressarem às negociações de paz diretas.

O atentado ainda não foi reivindicado por nenhum grupo extremista.

Mas os talibãs, que mantêm uma revolta contra o governo desde que foram derrubados do poder desde 2001, atingem frequentemente os militares.

O grupo extremista Estado Islâmico também ganhou espaço na província de Nangarhar nos últimos anos.

O brigadeiro general Wilson Shoffner, porta-voz das operações militares lideradas pelos Estados Unidos no Afeganistão, afirmou em março que o grupo está principalmente limitado a um distrito da província.

Muitos dos integrantes do Estado Islâmico são antigos combatentes talibãs paquistaneses que “mudaram a sua fidelidade para o Estado Islâmico”, disse Shoffner.

Últimas notícias