Morre McGuinness, ex-comandante do IRA que negociou a paz na Irlanda do Norte

Publicado em 21/03/2017 - 10:52 Por Da Agência Télam - Irlanda do Norte

epa05860958 (FILE) - Northern Ireland Deputy First Minister, Martin McGuinness (L) speakS to journalists after attending a meeting of the Joint Ministerial Committee in 10 Downing street in London, Britain, 24 October 2

Martin McGuinness foi vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte pelo partido Sinn Féin e comandante do Exército Republicano Irlandês, o IRAFacundo Arribalaga/ EPA/ Lusa

O ex-vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e antigo comandante do Exército Republicano Irlandês (IRA), Martin McGuinness, morreu aos 66 anos, segundo comunicado de hoje (21) do partido republicano Sinn Féin . McGuinness teve uma amiloidose, uma doença degenerativa que afetou seu coração.

"É com profundo pesar e tristeza que ficamos sabendo da morte do nosso amigo e camarada Martin McGuinness, que faleceu na madrugada em Derry (Irlanda do Norte). Deixará muitas saudades em todos os que os conheceram", diz a nota.

O dirigente histórico renunciou no início de janeiro ao seu posto no governo autônomo de poder compartilhado entre protestantes e católicos, o que provocou a queda do Executivo e obrigou Londres a convocar eleições regionais no dia 2 de março. A doença o levou a deixar também a política, pouco depois de abando nar o cargo. As informações são da Agência Télam.

O presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, destacou a "determinação, dignidade e humildade" mostradas por McGuinness "durante toda sua vida", qualidades que manteve "neste breve período de enfermidade".

"Era um apaixonado republicano que trabalhou incansavelmente pela paz e a reconciliação e pela reunificação de seu país", afirmou Adams, amigo pessoal e companheiro de McGuinness durante o conflito na província britânica.

Juntos, Adams e McGuinness levaram o IRA ao desarmamento e ao fim da violência e iniciar um exitoso processo de paz, que culminou com a formação do governo compartilhado  em 1988.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias