Coreias iniciam nova reunião de alto nível sobre Jogos Olímpicos de Inverno

Publicado em 17/01/2018 - 05:34 Por Da Agência EFE - Seul

As duas Coreias iniciaram nesta quarta-feira (17) sua segunda reunião de alto nível para discutir a participação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno, que começarão no dia 9 de fevereiro, no condado sul-coreano de PyeongChang.

A reunião começou por volta das 10h (hora local), em Peace House (Pavilhão da Paz), localizado na faixa sul da aldeia de Panmunjom (no coração da militarizada fronteira que divide os dois países), confirmou à Agência EFE uma porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

Esta é a segunda reunião de alto nível entre os dois países em pouco mais de uma semana. No último dia 9, eles promoveram o primeiro encontro desse tipo em dois anos e acertaram a convocação de futuras reuniões militares para evitar novos atritos e o envio de uma delegação norte-coreana para PyeongChang.

A delegação do Sul é liderada pelo vice-ministro da Unificação, Chun Hae-sung, enquanto a do Norte, composta também por três membros, é coordenada por Jon Jong-su, vice-diretor da entidade que administra assuntos intercoreanos no Norte.

Na sessão matinal, a Coreia do Norte informou que também enviará uma delegação para os Jogos Paralímpicos de PyeongChang, que ocorrerão entre os dias 9 e 18 de março.

Além disso, os dois lados concordaram que a participação de atletas norte-coreanos em competições oficiais de PyeongChang será determinada em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (CPI), com o qual a Coreia do Norte poderá estrear nos Jogos paraolímpicos de inverno.

O COI convocou para sábado (20) uma reunião em sua sede na Suíça com os comitês olímpicos dos dois países e o Comitê Organizador dos Jogos de Inverno para discutir a participação dos atletas norte-coreanos, que precisariam de convites especiais da entidade.

Durante a reunião, a Coreia do Norte pode se pronunciar sobre a proposta do Sul de desfilar unidas na abertura e no encerramento do evento, como já foi feito em outras edições dos Jogos Olímpicos ou se permitirá ou não aos atletas competir oficialmente.

O regime norte-coreano ainda não respondeu ao pedido feito pelo Sul na semana passada, para realizar uma reunião no próximo mês entre famílias separadas pela guerra entre os dois países (1950-1953), e que terminou com um cessar-fogo, em vez de um tratado de paz.

O vice-ministro da Unificação da Coreia do Sul informou que, dada a proximidade dos jogos, é muito provável que as conversas de hoje se concentrem apenas na esfera esportiva.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias