Enviado de Seul a Pyongyang diz que busca abrir diálogo com Washington

Publicado em 05/03/2018 - 06:50 Por Da Agência EFE* - Seul

A delegação sul-coreana que viaja nesta segunda-feira (5) à Coreia do Norte busca abrir uma via de diálogo entre o regime de Pyongyang e Washington, além de reforçar a aproximação entre as duas Coreias, explicou antes de partir o líder da missão, Chung Eui-yong. A informação é da Agência EFE.

Chefe do gabinete presidencial sul-coreano de Segurança Nacional, Chung afirmou, em entrevista coletiva, que deve "ter conversas exaustivas em torno das diversas vias para manter não só a comunicação entre o Sul e o Norte, mas também entre o Norte, os Estados Unidos e a comunidade internacional", segundo a agência "Yonhap".

Ele viaja hoje para Pyongyang, a capital norte-coreana, junto com mais cinco representantes, entre eles o diretor do Serviço Nacional de Inteligência sul-coreano (NIS), Suh Hoon.

Durante a visita de dois dias está previsto que o grupo seja recebido por Kim Jong-un, o que significaria a primeira reunião entre o líder norte-coreano e representantes da Coreia do Sul.

A visita, a primeira em mais de dez anos de uma delegação sul-coreana de alto nível à Coreia do Norte, é resposta à histórica viagem feita em fevereiro à Coreia do Sul por Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano, por causa dos Jogos Olímpicos de Inverno.Durante a visita, ele convidou Moon Jae-in a fazer em breve uma cúpula intercoreana de líderes.

Outra delegação norte-coreana que visitou a Coreia do Sul para o encerramento dos jogos, há uma semana, garantiu que a Coreia do Norte está aberta com diálogo com os Estados Unidos.

Seul está confiante de que a atual aproximação entre as duas Coreias pode servir para que Washington e Pyongyang se sentem para conversar, após um 2017 marcado por contínuos testes de armas do regime norte-coreano e a troca de ameaças com Donald Trump.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias