Kremlin alerta sobre qualquer ato que possa desestabilizar a Síria

Publicado em 11/04/2018 - 07:19 Por Da Agência EFE* - Moscou

A Rússia advertiu nesta quarta-feira (11) os Estados Unidos (EUA) e seus aliados sobre qualquer ato que possa desestabilizar a "frágil" situação na Síria.

"Estamos confiantes de que todas as partes evitarão tomar medidas que, de fato, não foram provocadas por ninguém e que podem desestabilizar seriamente a já frágil situação na região", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos jornalistas.

Dessa forma, o Kremlin comentou a possibilidade de os EUA lançarem um ataque aéreo na Síria, em represália pelo suposto ataque químico em Duma, atribuído pelos americanos ao governo sírio.

Moscou quer uma investigação "imparcial e objetiva" da situação, para poder basear seu julgamento em dados "confiáveis" e não em rumores ou "informações vazias" divulgadas pelos meios de comunicação, afirmou o porta-voz. "Trata-se de um assunto muito sério para tirar conclusões que não dão em nada. A situação é realmente frágil e há necessidade de segui-la de perto, mas, repito, não julguemos por informações nos jornais que, além disso, se baseiam em fontes pouco confiáveis", acrescentou.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou previamente sobre os planos de Washington, de responder "contundentemente" ao suposto ataque com armas químicas que ocorreu sábado (7) na cidade síria de Duma, no qual 42 pessoas morreram com sintomas de terem sido expostas a um agente nocivo.

A Rússia, por sua vez, defende que as acusações de uso de armas químicas em Duma por parte das forças governamentais sírias são uma tentativa de justificar uma intervenção militar no país árabe.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Matéria alterada às 9h13 de hoje (11) para acréscimo de informações.

 

Edição: -

Últimas notícias