ANP enviará comboio de 20 caminhões com remédios à Faixa de Gaza

Publicado em 07/05/2018 - 12:29 Por Da Agência EFE - JERUSALÉM

A Autoridade Nacional Palestina (ANP) enviará um comboio de 20 caminhões com remédios para a Faixa de Gaza, que enfrenta a escassez desses bens após mais de um mês de protestos na fronteira com Israel, que já deixaram 51 palestinos mortos por fogo israelense e quase 8 mil feridos.

"O Ministério da Saúde ordenou o envio de um comboio composto de 20 caminhões que contêm todo tipo de remédios dos armazéns centrais para os do Ministério em Gaza", informou nesta segunda-feira (7) a instituição em comunicado.

No fim de semana, o ministério indicou que seu estoque de remédios e material cirúrgico estava em seu "ponto mais baixo" e fez um pedido para que os mesmos fossem fornecidos "o mais rápido possível".

Marwan Abu Saada, diretor do Hospital Al Shifa, o maior centro médico da Faixa, destacou "a grave falta" de remédios e material cirúrgico, "especialmente devido ao alto número de cirurgias que estão sendo realizadas nas vítimas da Grande Marcha do Retorno".

Além de diferentes materiais utilizados em cirurgias, Abu Saada também solicitou antibióticos e remédios, gazes esterilizadas e outros materiais necessários na sala de operações, e destacou que era necessário resolver a situação para poder oferecer atendimento médico adequado.

No dia 30 de março, as facções palestinas em Gaza lançaram uma campanha de protestos conhecida como a Grande Marcha do Retorno, que pede aos residentes que se aproximem da fronteira com Israel para reivindicar o fim do bloqueio sobre o território palestino e o direito ao retorno dos refugiados.

Desde então, 51 palestinos morreram por fogo israelense, a maioria em manifestações ou incidentes violentos perto da divisa da Faixa, que é controlada pelo movimento islamita Hamas, apesar dos esforços de reconciliação em andamento com o Fatah, partido que governa a ANP na Cisjordânia.

Israel, por sua vez, insiste que os islamitas utilizam os protestos para provocar danos na cerca de separação, e assim infiltrar em seu território para cometer ataques, algo que "não vai tolerar" e não permite que ninguém se aproxime a menos de 300 metros da divisa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos
Esportes

Palmeiras vence Corinthians nos pênaltis e é campeão paulista

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos.

Saúde

Rio de Janeiro confirma 178 mil casos e 14 mil mortes da covid-19

Números da secretaria estadual de Saúde mostram que a capital fluminense lidera o número de casos, com 74.403 pessoas infectadas. São Gonçalo (9.295) e Niterói (9.290) aparecem em seguida

Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participa da 34ª Reunião do Conselho de Governo
Saúde

Pazuello lamenta mortes por covid- 19 e destaca tratamento precoce

“Não se trata de números, planilhas ou estatísticas, mas de vidas perdidas que afetam famílias, amigos e atingem o entorno do convívio social”, disse o ministro interino da Saúde.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)
Saúde

Brasil registra mais de 100 mil mortes por covid-19

Dos 3.012.412 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no país, 2.094.293 (69,5%), mais da metade, são de recuperados. O balanço aponta ainda que o número de pessoas em acompanhamento é de 817.642 (21,1%).

Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de Saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.

Vista aérea da torre Eiffel, em Paris
Internacional

Paris obriga uso de máscaras ao ar livre em áreas movimentadas

As regiões onde as máscaras serão obrigatórias serão detalhadas separadamente e avaliadas regularmente, informou a prefeitura da capital francesa.