Polícia diz que autor de tiroteio em jornal nos EUA agiu por vingança
![Agência EFE](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_efe.jpg?itok=xuPNUnEG)
O suposto autor do tiroteio em um jornal local em Annapolis (Estados Unidos), que deixou cinco mortos, atuou por "vingança", informaram as autoridades que continuam interrogando o homem para esclarecer os detalhes do ataque. O tiroteio ocorreu no interior do Capital Gazette, o principal jornal da capital de Maryland, nessa quinta-feira (28) .
"Esse indivíduo tinha algum tipo de vingança contra o jornal", afirmou o tenente Ryan Frashure, porta-voz da polícia do Condado de Anne Arundel, onde aconteceu o tiroteio.
Frashure detalhou que o suposto autor tinha ameaçado o jornal nas redes sociais.
Embora as autoridades não tenham identificado o detido, os veículos de imprensa americanos informaram que se trata de Jarrod Ramos, de 38 anos.
As autoridades também não detalharam o motivo da "vingança", mas Ramos perdeu em 2015 um processo por difamação, que tinha aberto contra o jornal por um artigo de 2011, em que o Capital Gazette o identificou como um perseguidor de mulheres nas redes sociais, citando documentos judiciais.
Segundo as informações da polícia, o homem entrou no prédio do Capital Gazette por volta das 14h30 (hora local) e abriu fogo por meio de uma porta de vidro, matando cinco pessoas e deixando dois feridos.
A polícia o prendeu no local, escondido debaixo de uma mesa.
As autoridades identificaram os mortos como Gerald Fischman, Robert Hiaasen, John McNamara, Rebecca Smith e Wendi Winters, quatro jornalistas e um agente de vendas.
Antes de serem conhecidos mais detalhes sobre os motivos que teriam impulsionado Ramos a atuar contra o Capital Gazzete, muitos jornalistas apontaram os ataques à imprensa, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como possível explicação.
![Polícia Rodoviária Federal A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta sexta-feira a Operação Finados 2021. Durante todo o feriado prolongado, a instituição reforçará o policiamento ostensivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Cavalcante (GO) 12/09/2023 - Vista do cerrado na Comunidade quilombola Kalunga do Engenho II (Cachoeira Santa Barbara). O cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e perfazendo uma área entre 1,8 e 2 milhões de km2
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.