Líder da oposição do Zimbábue diz que resultados eleitorais são falsos

Publicado em 03/08/2018 - 07:33 Por Agência EFE - Zimbábue

O líder da oposição do Zimbábue, Nelson Chamisa, do Movimento pela Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês), afirmou nesta sexta-feira que os resultados das eleições presidenciais publicados pela Comissão Eleitoral (ZEC)  são "falsos" e "não comprováveis".

Os anúncios a vitória ao presidente Emmerson Mnangagwa.

"O escândalo da ZEC publicando resultados falsos e não comprováveis é lamentável", escreveu Chamisa, em mensagem no Twitter, em sua primeira reação após a divulgação dos resultados oficiais.

Mnangagwa, da União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (ZANU-PF, na sigla em inglês), derrotou Chamisa em seis das dez províncias do país, segundo esses dados.

O líder da oposição disse que a ZEC não permitiu seus representantes tivessem acesso a recontagem e considerou que a Comissão tem que "publicar resultados verificados pelas partes".

"O nível de opacidade, deficiência da verdade e decadência moral e de valores são desconcertantes", acrescentou Chamisa, afirmando que divulgará suas "próprias provas e evidências".

Segundo os resultados oficiais da ZEC, o atual presidente obteve mais de 2,4 milhões de votos (50,8%), evitando um segundo turno, já que cumpriu a exigência de obter, pelo menos, a metade dos votos mais um.

Chamisa, por sua vez, conquistou 2,1 milhões de votos (44,3%), embora um porta-voz do seu partido, Morgan Komichi, classificou os resultados de "falsos", pois não foram "verificados" por agentes eleitorais do MDC.

Mnangagwa também se pronunciou, pouco depois de saber o resultado, agradecendo ao Zimbábue e assegurando que se sente "honrado" de ter sido eleito presidente.

"Embora tenhamos ficado divididos nas eleições, estamos unidos em nossos sonhos", ressaltou o presidente eleito, acrescentando se tratar de "um novo começo" e prometeu ao país "construir um novo Zimbábue para todos".

Horas antes da divulgação dos resultados oficiais, Chamisa afirmou que era o vencedor do pleito.

"Mnangagwa sabe que perdeu estas eleições", afirmou então o líder opositor.

"Se tivesse vencido, os resultados teriam sido anunciados há muito tempo. Estão tentando manipular a votação", ressaltou o dirigente do MDC, que denunciou uma "fraude" nas eleições. 

 

Últimas notícias