Procurador do Equador processa ex-presidente por sequestro de opositor

Publicado em 26/09/2018 - 07:46 Por Agência EFE - Quito

O procurador-geral do Equador, Paúl Pérez, recomendou que o ex-presidente Rafael Correa e três suspeitos sejam julgados pelo sequestro do opositor Fernando Balda.

"Pérez acusa Rafael Correa, Pablo Romero, Raul Chicaiza e Diana Falcón como autores dos crimes de formação de quadrilha e sequestro de Fernando Balda", informou, em nota, a Procuradoria-Geral do Equador.

O pedido foi feito pelo órgão à juíza Daniella Camacho durante a audiência de preparação do julgamento, que teve início na Corte Nacional de Justiça na semana passada.

Além da ação proposta pelo procurador-geral, Correa é acusado pela defesa de Balda de tentar intimidar Diana Falcón na prisão. Segundo os advogados do opositor, ela está colaborando com a Justiça para esclarecer o crime envolvendo o ex-presidente.

"Gravíssimo: o advogado de Chicaiza e Falcón (Diego Chimbo) denunciou que a congressista Sófia Espín e a advogada Yadira Cadena (que defende Correa) pressionaram dois de seus clientes, especialmente Falcón, para que diga que o procurador-geral a obrigou a mentir e a acusar o ex-presidente", disse Balda nas redes sociais.

O procurador apresentou 28 evidências contra Correa e citou como exemplo as cartas que enviadas por Chicaiza ao ex-presidente entre 2013 e 2015. Nas mensagens, segundo o jornal equatoriano El Comercio, ele pede ajuda para frear uma investigação da Promotoria da Colômbia e lembra que apenas obedecia a ordens quando organizou o sequestro do opositor.

Dentro de um carro

Ex-deputado do Partido Sociedade Patriótica (PSP), Balda afirma que estava em Bogotá, em 2012, quando cinco pessoas o abordaram e o colocaram à força dentro de um carro. A polícia da Colômbia conseguiu frustrar o sequestro após receber denúncias de taxistas, que presenciaram o incidente e estranharam a movimentação.

A juíza responsável pelo caso descartou um pedido de anulação do julgamento solicitado pela defesa de Correa, avaliou que o processo é válido e que as ações da Procuradoria estão dentro da lei.

Em Bruxelas, onde vive desde que deixou o cargo, Correa afirmou no Twitter que Pérez não possui provas e ironizou o procurador.
Além disso, o ex-presidente questionou o papel da "imprensa corrupta" que, segundo ele, apoia irregularidades cometidas pela Procuradoria.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.