Turquia: Arábia Saudita foi forçada a reconhecer morte de jornalista

Publicado em 23/10/2018 - 06:12 Por Agência EFE - ISTAMBUL

O governo da Turquia afirmou nesta terça-feira (23) que a reação da comunidade internacional e dos próprios turcos forçou a Arábia saudita a reconhecer a morte do jornalista Jamal Khashoggi, que desapareceu no consulado em Istambul há três semanas.

"O mundo falou com uma voz forte. E nossa reação forçou a Arábia Saudita a reconhecer a morte [de Khashoggi]", disse hoje o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Çavusoglu, segundo a agência de notícias Anadolu.

Ativistas de direitos humanos com cartazes do jornalista saudita desaparecido Jamal Khashoggi durante protesto no início de outubro em frente ao consulado saudita em Istambul, na Turquia
Ativistas de direitos humanos com cartazes do jornalista saudita desaparecido Jamal Khashoggi - Osman Orsal/Reuters/Direitos reservados

Em um primeiro momento, o governo de Riad afirmou que o jornalista tinha saído vivo do consulado, mas no último sábado (20), após o aumento da pressão internacional, a Promotoria saudita assumiu que Khashoggi morreu em uma briga dentro do consulado e abriu investigações contra 18 suspeitos.

"Há um assassinato e a questão é ele seja esclarecido", disse o ministro, lembrando que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, divulgará hoje as conclusões da investigação sobre o desaparecimento e a morte do jornalista.

Çavusoglu negou que Ancara tenha compartilhado provas sobre a investigação do caso com outros países, embora tenha admitido reuniões entre serviços de inteligência.

"É importante que a Arábia Saudita reconheça que Khashoggi foi assassinado, embora tenha feito tarde. A Turquia está decidida em continuar com a investigação", afirmou o ministro.

Ele disse ainda que a Turquia se mostra disposta a cooperar com a ONU ou com qualquer Corte internacional, caso queiram realizar uma investigação independente.

Por outro lado, as autoridades turcas continuam investigando o desaparecimento do jornalista. As forças de segurança encontraram ontem um carro com placa diplomática do consulado saudita, abandonado há duas semanas em um estacionamento de Istambul.

A polícia espera obter permissão das autoridades para vistoriar o veículo.

Últimas notícias