UE: tiroteio em Pittsburgh mostra onda de antissemitismo

A União Europeia (UE) assegurou que o tiroteio em uma sinagoga de Pittsburgh (Estados Unidos) "mostra a magnitude da onda de antissemitismo" que está se espalhando por vários países, e transmitiu suas condolências aos familiares e amigos das pessoas atingidas.
O tiroteio ocorreu ontem (27), no final da manhã, em uma sinagoga da congregação Árvore da Vida, durante o shabat - quando os judeus se reúnem para as orações
A declaração foi divulgada em comunicado pela porta-voz da Alta Representante da União Europeia para Assuntos Exteriores, Federica Mogherini.
Além de expressar "sinceras condolências" às autoridades americanas e aos parentes e amigos das vítimas, ela também manifesta a solidariedade da UE à "comunidade da sinagoga de Pittsburgh e a todas as comunidades judaicas do mundo".
"A UE reafirma sua forte condenação do antissemitismo e de qualquer incitação ao ódio e à violência. Vivemos no nosso continente as consequências devastadoras e imperdoáveis do antissemitismo e do ódio, que nunca podem ser esquecidas", afirma o comunicado.
Além disso, destaca que as instituições da UE não deixarão de trabalhar "para proteger o direito fundamental de credo, em qualquer lugar onde seja questionado ou atacado".
