EUA: pesquisa prevê vitória dos republicanos nas eleições legislativas

Publicado em 06/11/2018 - 17:36 Por Agência EFE - Washington

A pesquisa de intenção de voto do instituto Gallup prevê que o Partido Republicano manterá o controle da Câmara dos Representantes nas eleições legislativas que ocorrem nesta terça-feira (6) nos Estados Unidos.

De acordo com o levantamento, 50% dos americanos disseram acreditar que os republicanos continuarão sendo maioria na Câmara, enquanto 44% opinaram que os democratas assumirão o controle pela primeira vez desde 2010.

Essa diferença de apenas seis pontos é a menor desde que a pesquisa começou a ser feita, em 1946. Segundo a empresa, o resultado só poderia ser comparado aos oito pontos de margem do estudo elaborado naquele ano, quando os republicanos ganharam na Câmara dos Representantes.

Um possível triunfo republicano seria um cenário preocupante para 81% dos democratas, enquanto 64% daqueles que se definem como republicanos expressaram incômodo com a probalididade da oposição obter a maioria das cadeiras.

Quanto ao Senado, o Gallup afirma que 61% da população disse acreditar que os republicanos levarão a melhor, enquanto 33% afirmaram que os democratas terão maioria.

Em dados mais detalhados, 87% dos republicanos demonstraram confiança que o partido conservará o controle do Senado, e apenas 49% dos democratas se mostraram otimistas a respeito de uma vitória.

A pesquisa, realizada entre os dias 15 e 28 de outubro, contou com a participação de 1.011 adultos residentes nos 50 estados do país e no Distrito de Columbia, onde fica a capital, Washington.

Últimas notícias