Facebook bloqueia 115 contas antes das eleições nos EUA
O Facebook fechou 30 de suas contas e mais 85 do Instagram nessa segunda-feira (5), véspera das eleições de meio-mandato nos Estados Unidos (EUA), depois que as autoridades americanas alertaram sobre vínculos com "entidades estrangeiras".
"No domingo [4] à noite, as forças de segurança dos EUA se puseram em contato conosco devido a uma atividade online que tinham detectado recentemente e que acreditavam estar vinculada a entidades estrangeiras", informou em comunicado o Facebook.
A companhia, com sede em Menlo Parl (Califórnia), identificou então 30 contas do Facebook e 85 do Instragram que participavam de um aparente "comportamento coordenado inédito".
"Bloqueamos imediatamente essas contas e agora as estamos investigando com mais profundidade", acrescentou a companhia.
Segundo o Facebook, a maioria das 30 contas nessa rede social estavam em francês e russo, enquanto as 85 do Instagram, em inglês. Algumas estavam focadas em famosos e outras no debate "político".
"Normalmente, iríamos além na nossa investigação antes de anunciar algo publicamente. Mas, dado que estamos a um só dia de eleições importantes nos EUA, queríamos informar nossa ação e os fatos que sabemos", concluiu a empresa.