China pede que governo americano não politize câmbio

China pede que Estados Unidos sigam regras multilaterais

Publicado em 30/05/2019 - 07:44 Por Xinhua (Agência de Notícias da China) - Pequim

 A China espera que os Estados Unidos respeitem os fatos e as leis de mercado e se abstenham de politizar a questão das taxas de câmbio, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês.

 

Dólares
Instituições internacionais têm avaliações confiáveis ​​sobre as taxas de câmbio de países ao redor do mundo, diz China - Arquivo/Agência Brasil

"A China tem repetidamente aconselhado os EUA a agir em conformidade com as regras internacionais multilaterais, em vez de avaliar unilateralmente as taxas de câmbio de outros países", disse o porta-voz Lu Kang em uma coletiva de imprensa diária.

Os comentários de Lu vieram depois que o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou na terça-feira que nenhum dos principais parceiros comerciais dos EUA, incluindo a China, atingiu o padrão de manipulação cambial, apesar de colocar em sua "lista de monitoramento China, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, República da Coreia, Malásia, Cingapura e Vietnã ".

"Se um país manipula sua moeda ou não, não é decidido pelos EUA", disse Lu, acrescentando que as instituições internacionais têm avaliações confiáveis ​​sobre as taxas de câmbio de países ao redor do mundo.

A China aprofundará firmemente a reforma orientada para o mercado sobre sua taxa de câmbio, continuará a melhorar o sistema de câmbio flutuante baseado na oferta e demanda e com referência a uma cesta de moedas, além de assegurar a estabilidade, racionalidade e equilíbrio da taxa de câmbio da sua moeda, disse Lu.

Edição: José Romildo

Últimas notícias