Parte da Índia é interditada após propagação de coronavírus

Polícia impôs interdições e toque de recolher em alguns locais

Publicado em 24/03/2020 - 14:37 Por Sanjeev Miglani e Charlotte Greenfield - Repórteres da Reuters - Nova Délhi/Mumbai

A polícia impôs interdições em grandes partes da Índia nesta terça-feira e toques de recolher em alguns locais. As autoridades de saúde alertam que o coronavírus está se propagando das grandes metrópoles onde surgiu para cidades pequenas.

O país já cortou as ligações aéreas internacionais, e os voos domésticos serão interrompidos à meia-noite na tentativa de deter a disseminação.

O primeiro-ministro, Narendra Modi, deve fazer um pronunciamento à nação de 1,3 bilhão de habitantes pela segunda vez em uma semana para falar dos riscos do vírus, que surgiu na China no final do ano passado e se espalhou em 194 países.

A Índia detectou 485 casos de coronavírus, e nove pessoas morreram de covid-19. A região está cada vez mais alarmada com a perspectiva de proliferação da doença em comunidades empobrecidas e com a capacidade dos setores de saúde pública escassos de recursos para lidar com o vírus.

Uma autoridade de saúde de Maharashtra, Estado do oeste indiano, disse que casos novos começam a aparecer em cidades pequenas depois de uma primeira onda emergir em grandes metrópoles como Mumbai.

"Esta tendência é preocupante, já que áreas rurais têm uma infraestrutura limitada para lidar com o surto", disse a autoridade estadual de saúde, que não quis se identificar dizendo não estar autorizada a falar com jornalistas.

Estados têm imposto suas próprias interdições, cancelando serviços de trens e ônibus e ordenando a suspensão da circulação nas ruas.

Cerca de três quartos do país estava interditado nesta terça-feira, e a maior parte restante deve seguir o exemplo até o final do dia.

Uma nova preocupação no Punjab, estado do norte, é o risco de infecção de 90 mil indianos no exterior que voltaram para suas terras natais, disse a principal autoridade de saúde do governo estadual, Balbir Singh Sidhu.

Muitas pessoas do Punjab moram no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Canadá, e muitas viajam durante o inverno frio para fazerem visitas.

Uma equipe de cientistas radicados principalmente nos EUA disse nesta semana que o número de infecções da Índia pode saltar para 1,3 milhão até meados de maio se o vírus mantiver seu ritmo de propagação.

"Mesmo nas melhores previsões, provavelmente se terá uma crise muito dolorosa", opinou Bhramar Mukherjee, professor de bioestatística e epidemiologia da Universidade do Michigan que participou do estudo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Washington Nunes, handebol, seleção
Esportes

Handebol: Confederação recontrata técnico demitido há um ano

Washington Nunes saiu da seleção masculina após terceiro lugar nos Jogos Pan-americanos de Lima, em 2019.

Justiça

Presidente do TST defende licença parental

Isso retira responsabilidade exclusiva da mãe pelo afastamento devido à maternidade e distribui dever do cuidado como uma forma de estímulo ao pai, diz Cristina Peduzzi.

exame coronavirus COVID-19
Saúde

Rio de Janeiro registra mais 140 óbitos por covid-19 em 24 horas

De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro o estado registrou 172.679 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Entre eles, 153.966 pacientes se recuperaram.

Dólares - Moeda estrangeira
Economia

Dólar fecha em leve alta em dia de reunião do Copom

Cotação oscilou ao longo do dia, mas fechou próxima da estabilidade no aguardo da decisão do Banco Central. Bolsa subiu 1,57% com divulgação de resultados de empresas.

tainara
Esportes

Osasco anuncia Tainara, e Sesi Bauru confirma volta de Vanessa

Times apresentam as maiores movimentações antes da próxima temporada da superliga feminina de vôlei.

Um trabalhador fica perto de um tanque da empresa estatal de petróleo da Petrobras em Brasília
Economia

Campo de Búzios registra recorde de produção em julho

Esse é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, segundo a Petrobras. Produção do mês passado foi de 615 mil barris de óleo por dia (bpd).