Tribunal alemão retoma restrições ao Facebook sobre coleta de dados

Publicado em 23/06/2020 - 16:32 Por Ursula Knapp - Repórter da Reuters - Karlsruhe

O Facebook deve cumprir uma ordem do órgão de controle antitruste da Alemanha e restringir a coleta de dados de usuários, decidiu um tribunal do país nesta terça-feira (23).

A ordem provisória do Tribunal Federal, que suspende uma decisão de um tribunal inferior, apoia a visão original do Bundeskartellamt, órgão regulador antitruste da Alemanha, de que o Facebook abusou de seu domínio de mercado para coletar informações sobre usuários sem o consentimento deles.

"Estou encantado com esta decisão", disse o presidente do órgão, Andreas Mundt. A decisão mostrou que "se os dados forem coletados e explorados ilegalmente, deve ser possível tomar medidas antitruste para evitar o abuso do poder de mercado".

Procurado, o Facebook não respondeu de imediato um pedido para comentar a decisão.

A Alemanha tem estado na vanguarda de uma reação global contra o Facebook, que enfrenta críticas crescentes de que está sendo usado para espalhar desinformação política.

O órgão antitruste do país se opôs a como o Facebook agrupa dados de pessoas de aplicativos de terceiros - incluindo os de sua propriedade WhatsApp e Instagram - e o rastreamento online de pessoas que não têm contas por meio dos botões "curtir" ou "compartilhar" no Facebook.

Em sua decisão, o Tribunal Federal disse que não se opôs às afirmações do órgão de que o Facebook abusa de seu domínio de mercado e que o uso de dados da empresa carece do consentimento adequado de seus usuários.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem há dois dias incêndio na Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao ICMBio, com amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

Aplicativo Caixa Tem
Economia

Mais de 4 milhões de beneficiários recebem hoje auxílio emergencial

Auxílio emergencial, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de covid-19.

 Estudantes fazem segundo dia de provas do ENEM, na UERJ
Geral

Semana Nacional da Juventude começa hoje e vai até o dia 12

Para amanhã, está marcada a cerimônia de premiação dos vencedores da primeira edição do Prêmio de Inovação em Políticas para a Juventude.

 Beirute, explosão, zona portuária
Internacional

Após explosão, Líbano tem reservas de grãos para menos de um mês

Explosão de ontem foi a mais forte que já atingiu Beirute, cidade marcada por uma guerra civil há três décadas. Desastre atingiu principal ponto de entrada de importações de alimentos.

Belorizontina Backer Cerveja
Geral

Contaminação nas cervejas Backer não foi evento isolado, diz relatório

Relatório do Mapa aponta diversas falhas e lacunas nos sistemas de controle de gestão internos da cervejaria. Foram identificadas informações incompletas nos relatórios de produção.

Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal
Educação

Justiça autoriza retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

O MPT argumentou que o DF está no pico da pandemia de covid-19 e pediu que o retorno das aulas presenciais iniciasse junto com a rede privada prevista para final de agosto.