Furacão Laura avança rumo a litoral do Texas e à Louisiana
![Reuters/CIRA/NOAA Hurricane Laura arroaches the coasts of Texas and Louisiana in an image from the NOAA GOES-East satellite](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_reuters.jpg?itok=1pP189Lc)
O furacão Laura deve ganhar força rapidamente e chegar à categoria 4 nesta quarta-feira (26), seguindo uma rota direta para atingir o Texas e a Louisiana, na Costa do Golfo dos Estados Unidos, após o anoitecer, e causar danos catastróficos, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).
A tempestade, que na manhã de hoje já atingiu a categoria 3 na escala Saffir-Simpson de cinco graus para medição de intensidade de furacões, estava a cerca de 465 quilômetros a sudeste de Galveston, no Texas, com ventos contínuos máximos de 185 quilômetros por hora (km/h), de acordo com o centro sediado em Miami. Furacões de categoria 4 podem gerar ventos de até 250 km/h.
Mais de 420 mil moradores do Texas e mais 200 mil pessoas da vizinha Louisiana receberam ordens de retirada obrigatória, e equipes estaduais e federais de gerenciamento de emergências correram para providenciar acomodações em abrigos e deixar socorristas a postos para possíveis resgates.
"Vocês só têm algumas horas para se preparar e sair antes do #FuracãoLaura. Onde quer que estejam, é aí que terão que aguentar a tempestade. Sejam espertos e fiquem seguros", tuitou o governador da Louisiana, John Edwards, de manhã.
A tempestade estava se movendo a cerca de 24 km/h. A maré de tempestade ao longo da Costa do Golfo dos EUA pode fazer as águas subirem entre 3,7 e 4,6 metros em Intracoastal City e Morgan City, na Louisiana, e o Laura deve despejar entre 13 e 25 centímetros de chuva na região, disse o NHC.
"Esta maré de tempestade pode penetrar até 48 quilômetros terra adentro a partir do litoral imediato do sudoeste da Louisiana e do extremo sudeste do Texas", informou o NHC em boletim emitido na manhã desta quarta-feira. "Todos os preparativos para proteger vidas e propriedades devem ser apressados para serem finalizados nas próximas horas."
A tempestade também deve desencadear tornados à noite sobre a Louisiana, o extremo sudeste do Texas e o sudoeste do Mississippi, alertou o centro, acrescentando que provavelmente haverá inundações generalizadas em áreas urbanas do extremo sudeste do Texas até a Louisiana e o Arkansas, de hoje para amanhã.
No Texas, muitos moradores passaram o dia de ontem empacotando e preparando seus lares e negócios para o impacto previsto do Laura a partir de hoje.
"Esta tempestade certamente pode causar uma devastação inédita. Realmente temos que dizer: preparem-se para o pior", disse Lina Hidalgo, principal executiva do condado de Harris, que inclui Houston, em entrevista coletiva.
![CNI/José Paulo Lacerda/Direitos reservados fotos de indústrias,indústrias; fábricas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Remo Casilli/Proibida reprodução Soccer Football - Serie A - AS Roma v Lazio - Stadio Olimpico, Rome, Italy - January 5, 2025 Lazio fans in the stands before the match REUTERS/Remo Casilli](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Brian Snyder/REUTERS/Direitos Reservados FILE PHOTO: Former New York City Mayor and possible 2020 Democratic presidential candidate Michael Bloomberg speaks at the Institute of Politics at Saint Anselm College in Manchester, New Hampshire, U.S., January 29, 2019. REUTERS/Brian Snyder](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)