Reino Unido e França assinam acordo para impedir imigração ilegal

Países aumentaram patrulhas para impedir rota pelo Canal da Mancha

Publicado em 29/11/2020 - 08:50 Por Sarah Young - Repórter da Reuters - Londres

O Reino Unido e a França assinaram um novo acordo nesse sábado (28) para tentar impedir a imigração ilegal por meio do Canal da Mancha. Os dois países aumentaram as patrulhas e a tecnologia na esperança de fechar uma rota perigosa usada por imigrantes para tentar chegar ao Reino Unido em pequenos barcos.

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, disse que, segundo o acordo, o número de policiais que patrulham as praias francesas dobrará e novos equipamentos, incluindo drones e radares, serão empregados.

Este ano, centenas de pessoas, incluindo algumas crianças, foram flagradas atravessando para o Sul da Inglaterra de acampamentos improvisados ​​no Norte da França - navegando em uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo em botes de borracha sobrecarregados. Alguns imigrantes morreram afogados.

Segundo Priti Patel, o acordo representa um passo à frente na missão dos dois países de tornar inviáveis ​​as travessias no canal.

“Graças a mais patrulhas policiais nas praias francesas e maior compartilhamento de inteligência entre nossas agências de segurança, já estamos vendo menos imigrantes deixando as praias francesas”, declarou.

O Reino Unido e a França planejam continuar um diálogo estreito para reduzir as pressões imigratórias na fronteira compartilhada durante o próximo ano, acrescentou a ministra.

Últimas notícias