Parte dos brasileiros deportados dos EUA desembarca em Belo Horizonte

Apenas 30 dos 106 deportados voltaram ao Brasil, informa Itamaraty

Publicado em 21/05/2021 - 18:52 Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil* - Brasília

Chegou nesta tarde, em Belo Horizonte, avião fretado pelo governo dos Estados Unidos (EUA) com 30 brasileiros deportados por imigração ilegal. O número de deportados foi confirmado pelo Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e também pela concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana da capital mineira.

Inicialmente seriam 106 pessoas deportadas, mas, segundo autoridades norte-americanas, alguns brasileiros obtiveram judicialmente a suspensão da medida e outros não foram submetidos ao testes RT-PCR para covid-19, o que é obrigatório para ingresso no Brasil.

Este é o primeiro voo de deportação de brasileiros durante o governo de Joe Biden, que assumiu a Presidência dos Estados Unidos em janeiro.

A política de deportação dos EUA foi intensificada em 2019 pelo então presidente Donald Trump, que endureceu a legislação contra imigrantes ilegais. Segundo o Itamaraty, “o processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos”. Desde 2018, cerca de 5,3 mil brasileiros já foram deportados dos EUA. 

Biden enviou ao Congresso norte-americano uma proposta de reforma das leis de imigração. Se aprovada, a medida permitirá ao governo, futuramente, implementar ações de regularização da condição de milhões de imigrantes que vivem sem documentos no país.

*Colaborou Gésio Passos, repórter da Rádio Nacional de Brasília

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias