OMS diz que covid-19 ainda é uma emergência de saúde global

Emergência para a doença foi declarada em 30 de janeiro de 2020

Publicado em 19/10/2022 - 11:48 Por Manas Mishra e Jennifer Rigby – Repórteres da Reuters - Bengaluru e Londres

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira (19) que a covid-19 continua sendo uma emergência global, quase três anos depois de ter sido declarada.

O comitê de emergência da OMS fez a declaração de emergência para covid-19 pela primeira vez em 30 de janeiro de 2020. Essa determinação pode ajudar a acelerar pesquisas, financiamento e medidas internacionais de saúde pública para conter uma doença.

A agência da ONU disse nos últimos meses que, embora os casos estejam caindo em partes do mundo, os países ainda precisam manter sua vigilância e pressionar para vacinar as populações mais vulneráveis.

"Embora a percepção pública seja de que a pandemia acabou em algumas partes do mundo, continua sendo um evento de saúde pública que segue afetando adversa e fortemente a saúde da população mundial."

A OMS acrescentou que, embora o número de mortes por semana seja o menor desde o início da pandemia, eles ainda permanecem altos em comparação com outros vírus.

"Esta pandemia já nos surpreendeu antes e pode muito bem voltar", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a repórteres.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Últimas notícias